skip to Main Content

3 SALAS SIMULTÂNEAS

16h – 17h20

3 SALAS SIMULTÂNEAS

Painel
Simpósio Multidisciplinar

16h – 17h20

A Pandemia mudou as práticas de educação permanente e impulsionou a capacitação em formatos digitais. No Brasil, são poucas as políticas públicas relativas à formação e atualização dos profissionais da saúde que atuam no SUS. No centro deste debate, estará a importância da educação continuada para os profissionais de saúde envolvidos no atendimento de pacientes oncológicos. Além disso, falaremos sobre o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e outras iniciativas de sucesso na promoção de conhecimento.

Moderador(a)

Fernanda Prando Godoy
Curadora em Educação Corporativa. Especialista em Design de Aprendizagem e Design Instrucional. CEO e Fundadora da Prando Godoy Comunicação. Bacharel em Comunicação Social. MBA em Marketing e Administração.

Palestrantes

Catherine Moura
CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Médica sanitarista e Mestre em Saúde Pública, com especialização em Medicina Preventiva e Social; Gestão em saúde; Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa e Governança e Gestão Pública.

Gabriela Dias Birindelli
Analista de Educação no Projeto Onco Ensino. Bacharel em comunicação social, Rádio TV e internet na Fundação Cásper Líbero. Pedagoga. Pós Graduada em Arte de Ensinar Arte. Experiência de sete anos na área de Comunicação e Produção, além de participação em grandes eventos televisivos brasileiros.

Ricardo Burg Ceccim
Sanitarista e Educador, Doutor em Psicologia Clínica e Pós-Doutor em Antropologia Médica. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do CNPq em Educação e Ensino da saúde e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte.

Fabiana Damásio
Diretora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Brasília e Secretária Executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS – UnaSUS. Mestre em Psicologia e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Foi membro do grupo de condução da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública.

Organização

16h – 17h20

Apresentar os resultados do primeiro Índice de Medicina Personalizada Latino-americano conectando com a metodologia de trabalho do City Cancer Challenge que fortalece sistemas de saúdes locais a partir da integração de diferentes atores sociais envolvidos na cidade.

Moderador(a)

Ana Paula Dixon
Jornalista com Mestrado em Comunicação Social e especialização em Ciência Política e Relações Internacionais, em universidades do Brasil e da Espanha. Professora universitária, compõe o corpo docente da pós-graduação da FML e é sócia-fundadora da Dixon Comunicação.

Palestrantes

Boggi Eliasen
Diretor de Saúde do Copenhagen Institute for Futures Studies (CIFS). Ele é formado em Ciência Política e Direito Internacional pela Universidade de Aarhus, Dinamarca. Bogi foi fundador do primeiro projeto de genoma populacional FarGen para sequenciar os genomas de toda a população.

Maria Clara Horsburgh
Diretora Médica da Roche para a América Central e o Caribe. Estudou Medicina na Universidade de Salvador em Buenos Aires foi Residente de Oncologia Médica no Instituto Oncológico Angel H. Roffo. Na Roche, ela colaborou com Oncologia e Cuidados de Saúde Personalizados.

Gilberto Amorin
Formado em Medicina na UFRJ e com Residência em Oncologia Clínica no INCA, é membro titular da SBOC e da ASCO. Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Mastologia Oncologista e Coordenador Nacional de Oncologia Mamária da “Oncologia D’Or.

Maira Caleffi
Médica mastologista do Hospital Moinhos de Vento, é membro do Conselho Diretivo da União Internacional de Controle do Câncer e uma das idealizadoras da União Latino Americana de Combate ao Câncer da Mulher. Fundadora e Presidente da FEMAMA, atua como Chair do C/Can em Porto Alegre.

Organização

16h – 17h20

Temas:

Terapia com células CAR-T – Flavia leite

Lenalidomida, presente e perspectivas futuras na rastreabilidade – Karla Rodrigues Andrade

Inteligência artificial e a segurança do paciente – Ana Helena Ulbrich e Henrique Dias

Moderador(a)

Eliana Guadalupe Morganti do Lago
Supervisora de Farmácia no AC Camargo Cancer Center, gestora corporativa com 29 anos de experiência em Farmácia Hospitalar Oncológica. Membro titular do Comitê de Farmácia ABRALE. Revisora do I CONSENSO BRASILEIRO PARA BOAS PRÁTICAS DE PREPARO DE TERAPIA ANTINEOPLÁSICA da Sociedade Brasileira de Farmacologia.

Palestrantes

Flavia Mendes Leite
Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia. MBA em gestão de Qualidade. Especialista em oncologia clínica e hospitalar. Farmacêutica referência em Transplante de Medula Ossea e Car-T cell do Hospital São Rafael (Rede D’or). Professora referência em oncologia da Sanar Saúde. Professora da pós graduação.

Karla Rodrigues Andrade
Farmacêutica com habilitação em Análises Clínicas pela FACIMED – Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO. Especialista em Farmácia Hospitalar – Introdução à Farmácia Clínica pelo HCFMUSP. Especialista em Farmácia Hospitalar Oncológica pelo A.C. Camargo Câncer Center.

Henrique Dias
Doutor pela PUCRS com seu projeto focado em Inteligência Artificial na Saúde, em colaboração com o Hospital Conceição de Porto Alegre. Seu doutorado já recebeu três prêmios do Google Research Awards e foi destaque no Prêmio Empreenda Saúde. Atualmente o pesquisador se dedica à startup NoHarm.

Ana Helena Ulbrich
Graduada em Farmácia pela UFRGS. Mestrado e Doutorado em Química. Especialização em Docência Superior pela Gama Filho e em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fiocruz. Farmacêutica concursada do Grupo Hospitalar Conceição desde 2012, atualmente no Escritório de Gestão de Altas do Hospital.

Organização

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

3 SALAS SIMULTÂNEAS

17h30 – 18h50

3 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

17h30 – 18h50

As perspectivas sobre a saúde mental do paciente oncológico, discutida em uma mesa redonda com especialistas no assunto.

Moderador(a)

Daiana Garbin
Jornalista

Palestrantes

Felipe Moraes
Oncologista Titular – Hospital 9 de Julho/ DASA Oncologia. Oncologista Clínico pelo ICESP – Faculdade de Medicina da USP. Teólogo pelo Centro Universitário Claretiano

Fabiana Marthes Molli Caron
Presidente da SBPO Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (2020/2023). Sócia-fundadora do Instituto Sentir. Psicóloga Hospitalar e Psicóloga Paliativista no Hospital Dom Alvarenga São Paulo/SP. Professora Titular do Curso de Pós-graduação em Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – FCMMG

Sara Mota Borges Bottino
Psiquiatra e Psicoterapeuta. Psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo desde 1996. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP. Tese de Doutorado: Prevalência do Transtorno do Estresse Pós-Traumático em Mulheres Recém Diagnosticadas com câncer de mama

Adriana Orcezi
Médica Ginecologista. Professora livre-docente de Ginecologia na Universidade Estadual de Campinas; Membro da Comissão de Climatério e Contracepção da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (Jun.2021)

Organização

17h30 – 18h50

Os Cuidados Paliativos (CP) visam oferecer dignidade e diminuição de sofrimento para os pacientes. Apesar de ser uma especialidade importante no tratamento oncológico, o Brasil conta com apenas 198 equipes para a execução desses cuidados, apontando a limitação e insuficiência destes serviços no país. Neste painel, discutiremos as barreiras da implementação dos CP no Brasil e no SUS, além de contar histórias inspiradoras de pessoas que ressignificaram a vida e o sofrimento em prol da ajuda ao próximo.

Moderador(a)

Germana Hunes
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Gerente da Unidade de Onco-hematologia e Unidade Clínica e Geriátrica da Clínica São Vicente – Rede Dor. Foi Diretora do Hospital do Câncer IV – Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional de Câncer.

Palestrantes

Douglas Crispim
Médico Geriatra e Paliativista, atua na área de Gestão em Saúde, Desospitalização e Comunicação em Saúde. Assistente em Cuidados Paliativos no HCFMUSP. Atualmente é Presidente da ANCP – Associação Nacional de Cuidados Paliativos, CEO do Grupo ASAShealth, Fundador e Líder do IBCS.

Ricardo Caponero
É médico oncologista clínico, Mestre em Oncologia Molecular, Diretor Científico da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos – ABCP, Presidente do Conselho Científico da FEMAMA e do Instituto Viver Hoje; Diretor do Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa​.

Priscila Machado Beira
Psicóloga formada pela PUC/Campinas, pós graduada em Comunicação pela ESPM e Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Aprimoranda em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio Libanês, em SP. Autora do livro: “A plantinha que murchou”.

Fabio Alexandre Ferreira Gomes
Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Coração. Atua como psicólogo na ABRALE, e atende em consultório. Experiência em atendimento psicológico em Cuidados Paliativos na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e no Hospital Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

Organização

17h30 – 18h50

Painel dedicado aos profissionais da área da saúde. Serão abordados temas relacionados aos impactos emocionais gerados a partir da pandemia de COVID-19 em pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Moderador(a)

Flávia Sayegh
Coordenadora do Comitê de Psicologia da Abrale. Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Psico-oncologia pelo Hospital do Câncer A.C.Camargo e especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Palestrantes

Agnes Ayumi Sewo Mori
Psicóloga, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em psico-oncologia, pela residência multiprofissional – hospital A.C.Camargo Cancer Center. Atua em clinica particular. Psicóloga titular do Hospital A.C.Camargo Cancer Center Membro do Comitê de Psicologia da ABRALE.

Érika Arantes de Oliveira Cardoso
Psicóloga do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Especialista em Psicologia Hospitalar. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP.

Fabio Alexandre Ferreira Gomes
Psicólogo graduado em Psicologia pela Universidade Mackenzie. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Coração. Atuais vínculos como Psicólogo: Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – ABRALE e Consultório Psicológico.

Organização

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

Encerramento

19h – 20h20

Encerramento

19h – 20h20

MENSAGEM DE ENCERRAMENTO:
Viver bem e com felicidade é o que a maior parte das pessoas quer. A busca pela satisfação é diária e acontece de diferentes maneiras e momentos – amigos, família, profissão, estudos, lazer, viagens…
Ter um propósito, guiado pela gratidão, fé e amor, traz força e determinação para enfrentar os obstáculos e colocar os objetivos em prática.
Thais Itaqui entrevista Lúcia Helena Galvão e Mayana Neiva, e neste bate papo apresentam reflexões sobre o sentido da vida e bem-estar.
O que define um ser humano? Qual seu verdadeiro papel no mundo? Como priorizar nosso tempo para que tenhamos mais atitudes com propósito?
Venha descobrir!

Moderador(a)

Thais Itaqui
Jornalista da TV Globo, com atuação em reportagens que abordam causas sociais e direitos humanos.

Palestrantes

Mayana Neiva
Artista e ativista.

Lúcia Helena Galvão Maya
Professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Atualmente ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados na imprensa.

Organização

Back To Top