skip to Main Content

4 SALAS SIMULTÂNEAS

16h – 17h20

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

16h – 17h20

Falaremos sobre, a experiência do Maranhão na criação do Fundo para Controle do Câncer. Vantagens e desafios desse modelo para assistência oncológica; A importância do conhecimento do processo para conseguir captação junto ao 3º setor e destaque para a iniciativa recente de destinar o bloco de emendas parlamentares estaduais para atenção oncológica em SP; e sobre  A relação público-privada dos cacons e pontos-chave para inovação na gestão, com foco em eficiência no gasto em saúde.

Moderador(a)

Sandro J. Martins
Médico, oncologista clínico, Doutorado em Ciências (Pneumologia) pela Faculdade de Medicina da USP em 2005. Foi cordenador de Atenção Especializada no Ministério da Saúde , membro da CONITEC, , atualmente é pesquisador no Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde na Fiocruz/DF

Palestrantes

Antonio Luis Cesarino Navarro
Membro do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas e Presidente do Conselho de Administração da Casa Ronald Jahu e da Presidente da Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (FEBEC)

Marcio Leão
Diretor Executivo no Grupo Delfin Saúde, responsável pela Coordenação Executiva e Operacional da indústria de radiofármacos e no Desenvolvimento de parcerias com entidades públicas e privadas em Medicina Nuclear no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Antonio Dino Tavares
Vice Presidente da Fundação Antonio Jorge Dino, Diretor de Planejamento e Captação de Recursos do Hospital do Câncer Aldenora Bello

Organização

16h – 17h20

O Brasil enfrenta uma grande crise financeira, e neste cenário é preciso discutir as possibilidades de captação de recursos para melhorar os tratamentos oncológicos e garantir a sustentabilidade das organizações sociais. Neste painel vamos falar sobre captação de recursos por projetos incentivados, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e da Lei Rouanet, assim como, melhores estratégias para captação em prol de uma causa. As doações nunca foram tão necessárias para ajudar os pacientes!

Moderador(a)

Guilherme Sylos
Fundador da ONG Sociedade do Mar e co-fundador da Make-A-Wish Brasil. Experiência em negociações para captação de recursos e uma carreira de 10 anos desenvolvida no Terceiro Setor e Startup de negócios com atuação nas áreas de planejamento, marketing, finanças, captação, comercial e operação.

Palestrantes

João Francisco de Carvalho Pinto Santos
Fundador do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (INDES). Administrador de empresas, Investidor anjo e empreendedor. Expert nos temas ligados ao Investimento Social, Gestão e Governança ESG, Inovação e Empreendedorismo.

Tammy Allersdorfer
Superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC. Atua na área de captação de recursos no 3º setor desde 1996. Graduada em Administração de Empresas com Ênfase em Finanças e Pós-Graduada em Comunicação para o Mercado.

Fábio Fedozzi
Diretor Executivo da Abrale, graduado em Administração de Empresas e especialização em Finanças, é um entusiasta da área de tecnologia, inovação e dados. Atua há 15 anos no Terceiro Setor e, além da gestão administrativa e financeira da organização, é atualmente responsável pelas áreas de pesquisa,

Organização

16h – 17h20

Subtemas:
– Advocacy pela saúde e participação da sociedade civil no processo democrático – desafios atuais – Paula Johns
– Câncer no Brasil: casos e mortes atribuíveis aos fatores de risco – Leandro Fornias Machado de Rezende
– Papel das pessoas que vivem com DCNTs como agentes da mudança – Bruno Helman
– Atuação em Rede e Intersetorialidade como ampliação de voz política – Pedro de Paula

Moderador(a)

Lígia Formenti
Jornalista especializada em Saúde

Palestrantes

Adriana Carvalho
Diretora Jurídica da ACT Promoção da Saúde. Advogada, atua no terceiro setor desde 2008, em advocacy e litígios estratégicos para o controle do tabaco e para a promoção da alimentação adequada e saudável. Em 2020, recebeu o Prêmio Judy Wilkenfeld de Excelência Internacional em Controle do Tabagismo.

Pedro do Carmo Baumgratz de Paula
Diretor Executivo da Vital Strategies no Brasil e Coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global em São Paulo. Possui experiência em regulação, pesquisa em direito e políticas públicas e, atualmente, leciona no FGVLaw. É Mestre em Direito Econômico e Economia Política pela USP

Leandro Fornias Machado de Rezende
Doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Bruno Helman
Presidente e fundador do Instituto Correndo pelo Diabetes; Convive com DM1 e depressão; Empreendedor social e consultor em advocacy; Ativista do diabetes e DCNTs; Membro dos Conselhos Consultivos do “Our Views, Our Voices” da NCD Alliance e do “NCD Labs” da OMS; Bolsista do “One Young World”.

Organização

16h – 17h20

Neste painel vamos aboardar os seguintes tópicos:

Desabastecimento de medicamentos oncológicos – Visão da Indústria – Arynaua Rodrigues Silveira

Desabastecimento de medicamentos oncológicos – Visão da Organização Não Governamental – Flávia Ludimila Kavalec

Desabastecimento de medicamentos oncológicos – Visão do profissional farmacêutico – Larissa Maria Hilsdorf Bernardi Barreto

Moderador(a)

Adriano Brigatti Jarmelo
Farmacêutico Bioquímico especialista em farmácia hospitalar. Professor de cursos de pós graduação e residência em farmácia com ênfase em oncologia e farmácia hospitalar. Mestrando na área de oncologia no A.C.Camargo Cancer Center

Palestrantes

Arynaua Rodrigues Silveira
Farmacêutico (CRF-SP 11869) há mais de 30 anos (FOC 83). Atuou na área Comercial&Marketing de seguimentos de nicho (Oncologia, Hematologia, HIV, etc) por mais de 20 anos. Com MBA em Gestão de Negócios (Saint Paul) e Pós Graduação em Gestão de Pessoas (Faap). Especialização em Marketing Farmacêutico.

Larissa Maria Hilsdorf Bernardi Barreto
Farmacêutica clínica especialista, com 9 anos de experiência em Oncologia Pediátrica. MBA Gestão em saúde, Especialista em oncologia pela SOBRAFO e pelo Instituto de Ensino e pesquisa do HIAE.

Flávia Ludimila Kavalec
Farmacêutica especialista em Oncologia, Advogada e Coordenadora do Atendimento Multicanal Oncoguia.

Organização

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

4 SALAS SIMULTÂNEAS

17h30 – 18h50

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

17h30 – 18h50

O painel irá debater a importância dos exames de PET/CT no diagnóstico e avaliação de linfomas. Sendo considerado um dos exames de imagem mais modernos usados em oncologia, o PET/CT combina duas técnicas: a Tomografia por Emissão de Pósitron e a Tomografia Computadorizada, resultando em imagens detalhadas da anatomia do paciente e as informações da atividade metabólica das células do corpo. Algumas das funções do exame de PET/CT que serão discutidas são detectabilidades para análise do estágio de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento e para planejamento de radioterapia.

Moderador(a)

Marcelo Toledo
Collaboration Manager LAN na Siemens Healthineers.

Palestrantes

Guilherme Perini
Médico Hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein.

Guilherme de Carvalho Campos Neto
Médico Nuclear do Departamento de Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein.

Organização

17h30 – 18h50

Apesar da crescente mobilização nos últimos anos, especialmente na veiculação de informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento adequado, ainda precisamos falar muito mais sobre o câncer. O governo possui limitações nesta área e precisamos ajudá-lo. Hoje vivemos na era digital, com a informação a nosso alcance, porém, nos deparamos com as notícias falsas, que prejudicam os pacientes e seus familiares, deixando-os com mais dúvidas. Nas redes sociais, os médicos estão interagindo com os pacientes e se tornando cada vez mais presentes. Este debate falará sobre a importância da comunicação em saúde.

Moderador(a)

Camila Tuchlinski
Jornalista, editora e apresentadora do Estadão. Também é repórter e radialista (com DRT). Possui Bacharelado em Comunicação Social pela FMU e em Psicologia pela mesma instituição. Na sua trajetória profissional atuou na TV Poços e na Rádio Eldorado.

Palestrantes

Tatiane Mota
Coordenadora de Comunicação da Abrale. Formada em Jornalismo em 2009, atua há dez anos escrevendo sobre saúde e qualidade de vida para veículos impressos e web, tendo mais de 45 artigos publicados na Revista Abrale. Planeja toda a divulgação de campanhas e ações necessárias para alcance do público.

Regina Chamon
Também conhecida como Doutora Sangue Bom, é médica hematologista, responsável pelo serviço de Medicina Integrativa do Centro de Oncologia Especializada. Docente do curso de Facilitadores de Meditação para Saúde, na Unifesp. Pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Marise Mentzingen
Possui MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial e graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdades Integradas Hélio Alonso. Atualmente é Chefe do Serviço de Comunicação Social e analista em ciência e tecnologia – publicidade e propaganda – INCA, órgão do Ministério da Saúde.

Andre Biernath
Repórter de saúde e ciência na BBC News. Fundador e primeiro presidente eleito da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência. Graduado em jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Já cobriu mais de 100 congressos científicos e ganhou oito prêmios de jornalismo.

Organização

17h30 – 18h50

Os pacientes com câncer enfrentam diversos problemas que poderiam ser solucionados pelo poder público. Para dialogar com os tomadores de decisão, existe o advocacy, uma estratégia para defender os nossos direitos e influenciar a formulação de políticas públicas. Neste painel, nossos especialistas irão debater a importância de aumentar a conscientização sobre o câncer, financiar pesquisas, apoiar pacientes e cuidadores e realizar ações junto ao poder público em prol dos pacientes.

Moderador(a)

Daniel Hissa
Sócio da PATRI – Consultoria em Políticas Públicas

Palestrantes

Andrew Spiegel
Advogado e Diretor-executivo da Global Colon Cancer Association (Global CCA)

 Nicole Sheahan
 Presidente da Global Colon Cancer Association (Global CCA).

Sandro Martins
Sandro Martins, médico, oncologista clínico, concluiu Doutorado em Ciências (Pneumologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2005. Atualmente é pesquisador no Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde na Fiocruz Brasília.

Patricia Sampaio Chueiri
Médica de família e comunidade. Atualmente é professora do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Albert Einstein e coordenadora do projeto Cuida APS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz no PROADI-MS.

Regina Próspero
Formação em Instrumentação Cirúrgica e Bacharel em Direito. Atualmente é Secretária do Município de Saúde de Itápolis em São Paulo. Presidente do Instituto Vidas Raras e ABRAMPS. Vice-presidente da ALIBER e Conselheira do Instituto Quero Viver.

Marília Sobral Albiero
Engenheira Química formada pela UFS com pós-graduação em Marketing pela ESPM, MBA em Comércio Internacional pela FIA e Especialização em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV. Coordena o programa da ACT para a promoção de políticas que promovam uma alimentação adequada e capacitações em advocacy.

Nayara Landim
Relações Institucionais e Governamentais do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, é responsável pela gestão estratégica de parcerias e projetos. Há mais de 10 anos trabalha em associações e redes realizando articulações com a sociedade civil organizada e com o governo em prol do bem comum.

Organização

17h30 – 18h50

O comitê de Psicologia da ABRALE pelo primeiro ano esta organizando o Simpósio de Psicologia. Este ano vamos trazer temas importantes que impactaram os pacientes e profissionais da saúde por conta da pandemia de COVID-19.

Temas da Parte 1:

Marita Iglesias: A criança no TMO

Paula Kioroglo: O adolescente no TMO

Paulo Henrique: O adulto no TMO

Moderador(a)

Tatiana Bukstein Vainboim
Psico-Oncologista pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia – SBPO Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Programa de Aprimoramento em Hospital Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Mestre em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP.

Palestrantes

Marita Iglesias Aquino
Psicóloga graduada pela USP de Ribeirão Preto; Residência em Psicologia Hospitalar pela PUC-Campinas; Aprimoramento em Psicologia Clínica e da Saúde pela Unicamp; Membro da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO); Psicóloga Hospitalar do Centro de Oncologia e Hematologia…

Paula da Silva Kioroglo Reine
Psicóloga do Serviço de Psicologia do Hospital Sírio‐Libanês. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP‐HSL). Especialista em Psicologia Hospitalar (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo). Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos IEP.

Paulo Henrique de Assis
Psicólogo da Hematologia e do Transplante de Medula Óssea do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH. Preceptor da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UFC. Residência em Psicologia Hospitalar pelo HUWC/UFC. Especialização em Preceptoria em Saúde pela UFRN

Organização

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

3 SALAS SIMULTÂNEAS

19h – 20h20

3 SALAS SIMULTÂNEAS

Painel
Simpósio Multidisciplinar

19h – 20h20

Mais de 47,6 milhões de brasileiros são usuários de planos de saúde. Apesar da cobertura privada, muitos pacientes oncológicos sentem-se desamparados quando mais precisam. Os principais problemas são erros de diagnóstico, progressão da doença por conta da demora em realizar algum procedimento e o desgaste burocrático enfrentado junto às organizações de saúde. A solução é uma responsabilidade de todos nós. Entenda, neste painel, como mudar esta situação.

Moderador(a)

Tiago Cepas
Sanitarista e Especialista em Gestão de Saúde, atualmente é Coordenador área de Patient Advocacy e Políticas Públicas da Abrale e do Movimento TJCC. Também é Conselheiro Estadual de Saúde do Estado de São Paulo (CES/SP) e membro do Comitê de Ética do Hospital Moriah.

Palestrantes

Breno Gusmão
Médico Hematologista e Transplante de Medula Óssea no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e especialista em hematologia no Hospital Israelita Albert Einstein. Membro do grupo espanhol de síndrome mielodisplásica. Membro do Grupo Latinoamericano de Mielodisplasia.

Denise Martins
Farmacêutica-Bioquímica, pós-graduada em administração e marketing. MBA em Economia e Gestão em Saúde e mais de trinta anos de experiência nas áreas de Marketing e Vendas no mercado de saúde. Cuidadora de paciente oncológico.

Kátia Audi Curci
Técnica em Assuntos Educacionais da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Coordenadora de Indução da Qualidade Setorial. Atua há 21 anos como servidora da ANS. Especialista em Psiquiatria Social, Gestão Hospitalar, Psicomotricidade e possui MBA em Gestão de Serviços de Saúde.

Frederico Borges
Superintendente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE).

Organização

19h – 20h20

Vamos abordar os temas:

A diferença de se tratar em um câncer center x em hospitais gerais; o desafio no tratamento do câncer: fragmentação do sistema; a complexidade do câncer e a importância do tratamento especializado; a jornada do paciente: o cuidado pelo melhor especialista a cada momento, com um tratamento na medida certa, de forma personalizada; qualidade de vida e bem-estar: a experiência do paciente ao escolher um câncer center para o seu tratamento

Moderador(a)

Wilson Leite
Formado em medicina e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Já atuou como pneumologista e broncoscopista.
Ao migrar para área de gestão, cursou MBA em Negócios pela Fundação Dom Cabral (com post MBA na Kellogg Business School), Gestão Estratégica de Pessoas pelo Insead, Mudanças Estratégica.

Palestrantes

Victor Piana
Atual Diretor Geral do A.C.Camargo. Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, com residência e mestrado em patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem doutorado em oncologia pelo A.C.Camargo e pós-doutorado pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center.

Maria Paula Curado
Head do Grupo de Epidemiologia e Estatística em Câncer do A.C.Camargo Cancer Center. Chefe do Grupo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (GEECAN) que faz parte do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) do A.C. Camargo Cancer Center.

Genival Barbosa
Gerente Médico do A.C.Camargo Cancer Center. Ensino Superior em Medicina, concluído em 2003, na Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Oncologia, concluído em 2013, na USP e Especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Organização

19h – 20h20

O comitê de Psicologia da ABRALE pelo primeiro ano esta organizando o Simpósio de Psicologia. Este ano vamos trazer temas importantes que impactaram os pacientes e profissionais da saúde por conta da pandemia de COVID-19.

Temas da Parte 2:

Caio Vianna: O idoso no TMO

Aberto para Debate.

Moderador(a)

Tatiana Bukstein Vainboim
Psico-Oncologista pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia – SBPO Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Programa de Aprimoramento em Hospital Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Mestre em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP.

Palestrantes

Caio Henrique Vianna Baptista
Psicólogo; Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (FM-USP); Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da FM-USP; Especialista em Saúde do Idoso pela UNIFESP; Atualmente, Psicólogo do Hospital São Luiz da Rede D’Or – Unidade Jabaquara (Núcleo Pró Creare).

Marita Iglesias Aquino
Psicóloga graduada pela USP de Ribeirão Preto; Residência em Psicologia Hospitalar pela PUC-Campinas; Aprimoramento em Psicologia Clínica e da Saúde pela Unicamp; Membro da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO); Psicóloga Hospitalar do Centro de Oncologia e Hematologia…

Paula da Silva Kioroglo Reine
Psicóloga do Serviço de Psicologia do Hospital Sírio‐Libanês. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP‐HSL). Especialista em Psicologia Hospitalar (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo). Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos IEP.

Paulo Henrique de Assis
Psicólogo da Hematologia e do Transplante de Medula Óssea do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH. Preceptor da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UFC. Residência em Psicologia Hospitalar pelo HUWC/UFC. Especialização em Preceptoria em Saúde pela UFRN.

Organização

Back To Top