skip to Main Content

4 SALAS SIMULTÂNEAS

16h – 17h20

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

16h – 17h20

Quando a atriz Angelina Jolie fez a retirada das mamas após receber o resultado positivo de um teste genético, começou a se discutir sobre o papel desses testes na tomada de decisões de tratamento e de vida e a partir desse momento a temática sobre genética e câncer se popularizou . No painel, serão abordados diferentes aspectos relacionados à testes genéticos no país, com foco em cânceres de mama e ovário. Qual é o impacto deles na terapia e prognóstico desses tumores? Qual é o impacto deles na vida dos pacientes e familiares? Como é o acesso e como esses testes são feitos? O que preciso saber e como posso ser atuante nesse cenário?

Moderador(a)

Mariana Scaranti
Médica oncologista especialista em tumores ginecológicos e coordenadora da pesquisa clínica em oncologia da DASA. Graduação, Clínica Médica e Oncologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Clinical Fellowship,The Royal Marsden Foundation Trust/ The Institute of Cancer Research – Reino Unido. Educational Commission for Foreign Medical Graduates certified – EUA.

Palestrantes

Bruna Zuccheti
Médica Oncologista coordenadora da área de câncer de mama do H9J – Graduação em medicina pela pontifícia universidade católica do RS – PUCRS – Residência em clínica médica no Hospital São Lucas da PUCRS – Residência em oncologia clínica no Hospital Sírio-libanês

Tatiane Mota
Coordenadora de Comunicação da Abrale. Formada em Jornalismo em 2009, atua há dez anos escrevendo sobre saúde e qualidade de vida para veículos impressos e web, tendo mais de 45 artigos publicados na Revista Abrale. Planeja toda a divulgação de campanhas e ações necessárias para alcance do público.

Organização

16h – 17h20

O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz aplicaram uma pesquisa para comparar o impacto da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Apesar do aumento da cobertura vacinal, a pandemia não acabou e os centros de tratamento também não retomaram suas atividades plenamente. Este debate irá abordar o atual cenário da Oncologia e como podemos retomar os atendimentos de forma ágil e segura.

Moderador(a)

Tiago Cepas
Sanitarista e Especialista em Gestão de Saúde, atualmente é Coordenador área de Patient Advocacy e Políticas Públicas da Abrale e do Movimento TJCC. Também é Conselheiro Estadual de Saúde do Estado de São Paulo (CES/SP) e membro do Comitê de Ética do Hospital Moriah.

Palestrantes

Helio Fonseca Jr.
Oncologista, Cirurgião oncológico em Recife. Atualmente é Superintendente Geral do Hospital de Câncer de Pernambuco.

José Gomes Temporão
Médico Sanitarista, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro titular da Academia Nacional de Medicina, ex-ministro da Saúde e pesquisador associado do Centro De Estudos Estratégicos Fio Cruz.

Alexandre Ferreira Oliveira
Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Professor Associado 2 da Universidade Federal de Juiz de Fora e Cirurgião Oncológico. Doutor em cirurgia pela USP, é referência no Brasil em Sarcomas pela Word Federation Societies of Surgery Oncology (WFSO) desde 2008.

Organização

16h – 17h20

Atualmente o câncer é a principal condição de saúde no mundo, com uma média anual de mais de 17 milhões de casos.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta mais de 450 mil novos casos (excluindo o câncer de pele não melanoma) anualmente, entre 2020 e 2022.
Se, por um lado, os casos continuam a aumentar, cada vez mais surgem novas tecnologias que buscam a cura ou, por vezes, o controle das doenças, garantindo melhor qualidade de vida e sobrevida.
A equidade no tratamento oncológico vem sendo um tema discutido com frequência. Quais estratégias podem ser adotadas para garantir o acesso dos pacientes brasileiros às inovações. Neste painel, o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) pretende contextualizar os avanços e levantar alguns pontos importantes que podem contribuir com esse novo cenário que vivemos na Oncologia.

Moderador(a)

Ana Maria Drummond
Experiência de quase 20 anos no setor de impacto social, a nível local e internacional. Foi CEO da Childhood Brasil. Co-fundou o Somos Todas Marias, um negócio de impacto social para microempreendedoras da beleza nas periferias. Atualmente é Diretora Institucional do IVOC

Palestrantes

Manoel Carlos Leonardi de Azevedo Souza
Médico titular do Centro de Oncologia Clínica e Coordenador da Divisão de Educação do Centro Oncológico do hospital BP e BP Mirante. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e residência em Oncologia pelo Instituto do Câncer do Estado de SP.

Gabriela Tannus Branco de Araújo
Mestre em ciências da saúde pela Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP). Economista formada pela FAAP. 28 anos na área de novas tecnologias em saúde/produtos inovadores, financiamento e acesso ao mercado, tendo atuado na indústria farmacêutica por 10 anos e nos últimos 18 anos na Axia.Bio

Fernando Cotait Maluf
Diretor do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital BP Mirante /SP; Membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) /SP. Fundador do Instituto Vencer o Câncer e Diretor Presidente do Grupo EVA.

Fernando Aith
Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP, Diretor Geral do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP e Professor Visitante da Universidade de Paris.

Organização

16h – 17h20

Erika falará sobre: Aconselhamento Genético

Natália falará sobre: Ferramentas de avaliação familiar no aconselhamento Genético

Moderador(a)

Eloise Cristiani Borriel Vieira
Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente docente do curso de Graduação e Pós Graduação da Universidade Paulista – UNIP, Docente do Curso de Gestão de Saúde e Gerontologia pelo SENAC. Tutora pela Onco Ensino e Coord. do Comitê de …

Palestrantes

Erika Maria Monteiro Santos
Enfermeira de Práticas Avançadas na Medicina Genômica dos Hospitais BP Paulista e BP Mirante. Mestrado e Doutorado pela Fundação Antônio Prudente. Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Genética e Genômica.

Natália Campacci
Enfermeira pela Universidade de São Pulo de Ribeirão Preto, mestrado e doutorado em ciências da saúde com ênfase em oncologia pela Fundação Pio XII – Hospital de Amor de Barretos atuando oncogenética e aconselhamento genético. Atualmente é enfermeira do Serviço de Medicina Genômica do Hospital Bene

Organização

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

4 SALAS SIMULTÂNEAS

17h30 – 18h50

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

17h30 – 18h50

Políticas públicas e informação são fundamentais para monitorar a saúde das mulheres. Os cânceres de ovário e endométrio são pouco discutidos. Neste Simpósio Satélite, o debate será centrado em ambas as neoplasias. É importante lembrar que o câncer de ovário é silencioso e a maioria das pacientes é diagnosticada em estágios avançados. Já o câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais frequentes. Acomete principalmente mulheres após a menopausa, em geral acima dos 60 anos. Neste painel, os convidados abordarão diversos aspectos para o enfrentamento destas patologias. Traremos a visão das pacientes, do poder legislativo e dos médicos especialistas, para discutir o acesso aos serviços de saúde, diagnóstico e desafios do tratamento.

Moderador(a)

Eduardo Paulino
Médico Oncologista Clínico especialista em tumores ginecológicos com formação pelo Instituto Nacional de Câncer e especialização no Massachusetts General Hospital-Harvard Medical School. Atualmente é médico da Oncologia D’or e Inca HC II no Rio de Janeiro.

Palestrantes

Anne Carrari
Aos 45 anos é Paciente de câncer de ovário metastático desde 2015, Graduanda em Saúde Pública pela USP, Voluntária do Instituto Oncoguia e criadora do Instagram @sobrevivi_ao_cancer_de_ovario. O câncer ressignificou a minha vida.

Cristiane Luz
42 anos, paciente de câncer de endométrio e autora do livro: A Mulher de Bolsa, Trabalhadora voluntária GHC (Grupo Hospitalar Conceição).

Carmen Zanotto
Enfermeira e Deputada Federal por Santa Catarina pelo partido CIDADANIA. Dentro do seu mandato, atua em defesa da saúde, de mais recursos para o sistema público e na implementação das leis para atendimento aos pacientes de forma agilizada.

Agnaldo Lopes da Silva Filho
Médico Ginecologista. Professor Titular da Faculdade Federal de Medicina de Minas Gerais – UFMG. Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia. Atualmente é presidente da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Organização

17h30 – 18h50

Para ampliar o acesso aos tratamentos e melhorar os desfechos clínicos, é fundamental monitorar a qualidade e quantidade da saúde. Neste painel os especialistas debaterão casos de sucesso e limitações com os dados abertos de câncer no Brasil e as barreiras que dificultam o registro de dados clínicos do paciente.

Moderador(a)

Fernanda D´Avila
Jornalista formada pela ECA/USP e radialista pela FAAP. Passou pelas redações das rádios Eldorado FM e AM onde atuou como produtora e repórter, e pela Rádio BandNews FM, onde foi produtora, redatora, editora e apresentadora. Desde 2015, atua na assessoria de imprensa da Abrale.

Palestrantes

Nina Melo
Coordenadora de Pesquisa da Abrale e Abrasta. Também é Coordenadora e conteudista do Observatório de Oncologia e atual membro do GT de Dados do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

Faissal Nemer Hajar
Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realiza pesquisas da área de cirurgia pélvica, cirurgia geral, reumatologia e epidemiologia (Saúde Pública). Pós-graduado em Princípios e prática de pesquisa clínica da Harvard T.H. Chan School of Public Health.

Guilherme Julian
Farmacêutico, Mestre em Ciências pelo departamento de Psicobiologia da UNIFESP e Especialista em pesquisa clínica pela Harvard Medical School. Atualmente é o Diretor de Economia e Valor da Saúde, Acesso ao Mercado e Evidências do Mundo Real na IQVIA.

Marcelo Miranda Cavalcante
Especialista em Engenharia de Software pela PUC-MG. Possui formação em Publicidade, pela Faculdade Ipiranga e Sistemas de Informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista – FIAP. Atualmente é Tech Leader na Dasa e Frontend Teacher na Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologias.

Organização

17h30 – 18h50

O VIII Simpósio de Reabilitação Oncológica organizado pelo comitê de fisioterapia da ABRALE, esse ano reuniu profissionais das principiais instituições de cuidado ao paciente oncológico do país, de Norte a Sul, para abordar temas atuais como: pós COVID, eletroestimulação transcraniana, Fotobiomodulação, oncohematologia, imunoterapia, Câncer de Pulmão entre outros.

Além, de uma convidada especial Dra Ângela Wicker-Ramos, speakers dos Estados Unidos falando sobre funcionalidade e exercício físico no pacientes com câncer.

Tema: Alterações ventilatórias
1) Doença do enxerto versus hospedeiro: Papel do fisioterapeuta Dra Indiara Soares
2) Reabilitação Pós Covid: O que estamos aprendendo? Dr José Alexandre Almeida
3) Fisioterapia no pós operatório de câncer de pulmão Dra Cíntia Carniel

Moderador(a)

Carla Lopes
Repórter, apresentadora e editora de texto com 27 anos de experiência em televisão. Trabalhou no SBT, como repórter ( JORNAL DO SBT/com Lilian Witti Fibe). Depois, na TV RECORD ( repórter no JORNAL DA RECORD, com Boris Casoy). Em seguida, atuou como repórter e apresentadora por 13 anos na GLOBO NEWS

Palestrantes

Indiara Soares
Pós-graduação em fisioterapia oncológica pela Fundação Antônio Prudente – A.C. Camargo Cancer Center (2011), Mestrado em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (2013) e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (2017). Atualmente é fisioterapeuta do Hospital A. C. C

José Alexandre Almeida
Fisioterapeuta da UTI oncocirúrgica adulto da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas – FCecon, Mestrando em Imunologia Básica e Aplicada pelo PPGIBA – UFAM, Pós Graduado em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Faculdade Delta. Avaliador da banca para residência Multiprofissional em F

Cíntia Carniel
Profa. MS Cíntia Freire Carniel, Fisioterapeuta Intensivista pelo COFFITO, doutoranda e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), docente da disciplina de oncologia e supervisora de estágio em pronto socorro e enfermaria da graduação em fisioterapia da FMABC.

Organização

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

4 SALAS SIMULTÂNEAS

19h – 20h20

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Painel
Simpósio Multidisciplinar

19h – 20h20

A pandemia trouxe ao país uma profunda crise na área da saúde e fez emergir a necessidade de construir soluções em rede. Líderes da Oncologia farão um diálogo propositivo de como o governo (municipal, estadual e federal) e as organizações sociais, podem trabalhar em conjunto para alcançar as soluções para a gestão e uso adequado dos recursos, para ampliar o rastreamento, diagnóstico e o acesso a uma atenção oncológica efetiva.

Moderador(a)

Catherine Moura
CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Médica sanitarista e Mestre em Saúde Pública, com especialização em Medicina Preventiva e Social; Gestão em saúde; Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa e Governança e Gestão Pública.

Palestrantes

Gonzalo Vecina Neto
Médico sanitarista, atuou como diretor presidente da ANVISA, Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e Superintendente do Hospital Sírio Libanês. Hoje é professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e de mestrado da EAESP/FGV.

Nelson Hamerschlak
Médico hematologista e hemoterapeuta do Einstein, especialista em Clínica Médica e doutor em Imunologia pela USP. Coordenador da Pós-Graduação em Hematologia/Hemoterapia e pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Presidente da SBTMO e Conselheiro Estratégico do TJCC.

Carmino Souza
Representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). Atuou como Secretário Municipal da Saúde de Campinas e diretor científico da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). Onco-hematologista, atua em pesquisas, principalmente nos linfomas malignos, LMC e TMO.

Ismael Alexandrino
Médico formado pela Universidade Estadual de Pernambuco, Fellow em Terapia Intensiva e MBA em Gestão da Saúde pela FGV. Atualmente é Secretário de Estado da Saúde de Goiás e Vice-Presidente do CONASS – Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde.

Eliana Maria Ribeiro Dourado
Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Formada em Medicina e Residência Médica em Medicina Preventiva pela USP, possui Especialização em Administração de Serviços de Saúde e em Saúde Pública.

Organização

19h – 20h20

Cuidados adicionais importantes ao paciente onco-hematológico coordenada pelo Hospital Israelita Albert Einstein destaca temas fundamentais que deveriam ser incorporados no cuidado de todos os pacientes onco-hematológicos. A Medicina Integrativa ameniza os efeitos colaterais dos pacientes, melhora a qualidade de vida e adesão dos pacientes ao tratamento. A pesquisa clínica bem estruturada pode oferecer novas moléculas para tratamento de pacientes graves que acabam por também contribuir para o desenvolvimento de novos produtos que controlem doenças graves. Enfatizaremos também a importância da profilaxia de trombose no câncer e o risco de alguns medicamentos usados no tratamento de certas doenças no aparecimento de fenômenos trombóticos.

Moderador(a)

Nelson Hamerschlak
Médico pela UNIFESP, Especialista em Clínica Médica, Hematologia-Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea pela SBCM/ABHH. Presidente da Sociedade Brasileira de Transplantes de Medula Óssea, Coordenador do Programa de Hematologia e Transplantes de Medula Óssea do Hospital Israelita Albert Einstein.

Palestrantes

Maria Ester Azevedo Massola
Docente na Pós Graduação de Yogaterapia do IEPY e autora do livro: “Vamos praticar yoga? Yoga para crianças, pais e professores”. Coordenadora da Equipe de Medicina Integrativa e Terapeuta Integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein desde 2012.

João Carlos de Campos Guerra
Médico Hematologista e Patologista Clínico. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela UNIFESP / EPM/ABHH. Coordenador Médico do Setor de Hematologia e Coagulação Depto de Patologia Clínica – Hospital Albert Einstein e Membro do Programa de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do HIAE.

Alexandre Massao Yoshizumi
Ex-Presidente e atual Diretor de Ensino do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo – CMAESP. Mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Médico acupunturista da Medicina Integrativa do Hospital Albert Einstein.Docente dos cursos de Pós Graduação de Dor e Medicina Integrativa HIAE

Organização

19h – 20h20

Neste painel falaremos sobre três temas de muita relevância:

Advogando pelo Conceito de Saúde Espiritual – Dr. Marcelo Saad

Restrições Sanitárias e a Reabertura de Templos Religiosos – Dr. Domingos J.V. do Cabo

Apoio Espiritual Não Presencial por Meios Alternativos – Dr. Fábio Nasri

Moderador(a)

Simone Queiroz
Repórter e âncora de telejornais tendo passagem pelas rádios Globo e CBN do Rio de Janeiro e nos canais televisivos do SBT, Gazeta e TV Cultura. Desde 2008 atua como uma das principais repórteres do SBT em São Paulo.

Palestrantes

Marcelo Saad
Médico, especialista em Fisiatria e Acupuntura. Doutor em Ciências da Reabilitação pela UNIFESP. Membro diretor da Associação Médico-Espírita de S. Paulo. Colaborador das Associações Médico-Espírita Brasileira e Internacional e Membro co-fundador da Coalizão Inter-fé em Saúde e Espiritualidade.

Domingos José Vaz do Cabo
Mestre em Saúde Pública
Médico de Família e Comunidade – Hospital Sírio-Libanês – São Paulo, SP. Vice-Coordenador do GT de Saúde e Espiritualidade da SBMFC – Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Professor de Homeopatia da ABRAH – Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência e…

Fábio Nasri
Presidente da AME-SP, Médico graduado pela UNIFESP/EPM, especialização em geriatria pela European Academy for Medicine of Ageing, EAMA, Suiça. Foi coordenador do programa de Geriatria e Gerontologia do Hospital Albert Einstein e colabora como pesquisador do ProSER investigando a espiritualidade…

Organização

19h – 20h20

Moderadora: Bianca Manzoli – Coordenadora do Comitê de nutrição – ABRALE

Palestra 1 – Desigualdade social, alimentação e saúde: cenário atual – tempo 15′ minutos – Palestrante – Mariana Petracco

Palestra 2 – Prevenção do câncer:quais os investimentos em políticas públicas alimentares / nutricionais? – tempo: 15′ minutos – Palestrante: Juliana Nabarrete

Palestra 3 – Suporte nutricional no tratamento: qual o respaldo na saúde suplementar e pública? – tempo 15′ minutos – Palestrante: Dra. Erika Carvalho

Palestra 4 – Impacto do atendimento nutricional frente a crise de saúde pública – tempo 15′ – Palestrante – Daniela Dantas

Moderador(a)

Bianca Manzoli
Nutricionista Oncológica. Coordenadora do comitê de nutrição da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Responsável pelo ambulatório de nutrição do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – HCFMUSP. Membro do grupo de estudos em Efeitos Tardios da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica

Palestrantes

Mariana Petracco
Nutricionista (UFCPSA) Sanitarista (UFRGS), Promotora em Saúde da População Negra com foco na crítica à Branquitude (SMS/POA) e Aprimoranda em Transtornos Alimentares (AMBULIM-USP).

Juliana Nabarrete
Nutricionista especialista em Nutrição em Pediatria. Nutricionista da Clinica Oncoassociados. Coordenadora de Nutrição SAS Brasil. Coordenadora da pos graduação EAD da Ciclos Instituto. Membro do Comitê de Nutrição da Abrale.

Erika Carvalho
Nutricionista Oncológica pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica / SBNO. Mestra e doutoranda pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN9). Coordenadora de Comunicação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte/MG / COMUSAN-BH.

Daniela Dantas
Nutricionista Oncológica. Coordenadora do Serviço de Nutrição do Centro Estadual de Oncologia da Bahia

Organização

Back To Top