skip to Main Content

4 SALAS SIMULTÂNEAS

16h – 17h20

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Painel
Simpósio Multidisciplinar

16h – 17h20

Simpósio satélite com foco na vacinação de pacientes oncológicos e de seu calendário vacinal, bem como a importância dos CRIEs

Moderador(a)

Cristiane Santos Blanch
Diretora de Comunicação e Assuntos Coorporativos da Pfizer.

Palestrantes

Angélica Nogueira Rodrigues
Pós-doutorado em Oncologia Global na Harvard University, professora e pesquisadora da UFMG, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, EVA, Chair de Ginecologia Oncológica do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG).

Lorena de Castro Diniz
Especialização em Alergia e Imunologia na USP-SP, Coordendora do Departamento Nacional de Imunização da ASBAI, Preceptora da Residência Médica de Pediatria no H.M.I. da Secretaria do Estado de Goiás, Medica do Centro de Referência para Imunobiologicos Especiais (CRIE-GO)

Heitor Willian Campos
Paciente de leucemia mieloide aguda de tipo M3. Influenciador digital, ativista, gestor de saúde há 8 anos pela rede pública. Atualmente em tratamento no ICESP. Criador de conteúdo digital com números de 100 mil a 1 milhão em 3 meses contando suas história e seu diário de tratamento oncológico.

Organização

16h – 17h20

A má alimentação pode gerar obesidade infantil, assim como outros fatores de risco para o câncer. A publicidade destinada às crianças, que muitas vezes influencia a tomada de decisão de compra, pode ser porta de entrada para o consumo de produtos inadequados. No centro deste debate estarão os desafios da boa alimentação na infância, bem como as ações para regulamentar a publicidade de alimentos para o público infantil. Estimular a alimentação saudável neste público não é responsabilidade somente das famílias, mas também da sociedade como um todo, regulamentando e cobrando melhores condições de saúde.

Moderador(a)

Bianca Manzoli
Especialista em Nutrição em Pediatria, Pós graduanda em Terapeuta Ayurvédica. Atualmente é Coordenadora do comitê de nutrição da ABRALE e Nutricionista pesquisadora no grupo de estudos do movimento TJCC. Membro do Nutrition Working Group e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.

Palestrantes

Maria Góes de Mello
Graduada pelo Centro Universitário de Brasília, mestranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Atualmente é Coordenadora de Programas no Instituto Alana, responsável pela iniciativa “Criança e Consumo”.

Virgínia Resende Silva Weffort
Pediatra nutróloga. Professora associada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestre e Doutora em Pediatria pela FMRP-USP. Atual presidente do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Elisa Mendonça
Graduada em Nutrição, Especialista em Saúde Pública. Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do RJ. Possui uma bagagem de sete anos no Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária à Saúde em funções assistenciais. Atualmente é Analista de Saúde no Instituto Desiderata.

Organização

16h – 17h20

Neste ano, a FEMAMA traz o tema do diagnóstico precoce do câncer de mama, o baque dos exames em função da pandemia, os desafios do diagnóstico e oportunidades de atuação como a Portaria GM/MS 3712/2020.

Moderador(a)

Rosane Marchetti
Jornalista.

Palestrantes

Maira Caleffi
Mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Presidente Voluntária FEMAMA e IMAMA, Líder do Comitê Executivo do City Cancer Challenge Porto Alegre – RS, Líder ICCI-LA, Rio Grande do Sul – Brasil, Technical Consultant for GBCI WHO.

Maria Helena Mendonça
Médica radiologista, especialista em métodos por imagem para estudo mamário. Residência médica na Santa Casa de São Paulo, Visiting Scholar University of Pennsylvania. Mestre e Doutor em Medicina, HC-FMUSP, Chairman do Comitê Regional da América Latina RCLA, na RSNA, Membro Comitê Científico FEMAMA.

João Emílio Peixoto
Físico-médico na área de Radiologia, Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações Ionizantes; Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ na área de Radiologia;, Pesquisador bolsista do Programa de Qualidade em Mamografia do INCA, Membro da Comissão Nacional de Mamografia do CBR.

Luiz Henrique Gebrim
Diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher (H. Perola Byington-SP), Livre Docente em Mastologia pela UNIFESP, Vice presidente da Sociedade Internacional de Senologia, Médico Associado do Depto de Mastologia da Beneficência Portuguesa-SP.

Organização

16h – 17h20

O comitê de enfermagem da ABRALE pelo terceiro ano consecutivo realiza o simpósio de enfermagem e para esse ano trouxemos dois temas relevantes e importantes para os profissionais da enfermagem. Falaremos sobre o enfermeiro navegador nesse painel.

Palestrante Tamara Otsuru – “Navegação de paciente – experiência no setor privado”.

Palestrante Juliana Pepe – “Navegação de paciente – experiência na pediatria”.

Palestrante Priscila Rangel – “Navegação de paciente – experiência no setor público”.

Moderador(a)

Cibele Diório
Enfermeira Especialista em Oncologia, Especialista em Educação em Saúde Pública, MBA em Gestão de Negócios em Saúde, Gerente Nacional – Oncologia Americas, Presidente da ABRENFOH.

Palestrantes

Tamara Otsuru A. Teixeira
Enfermeira Oncologista, MBA em Gestão Clinica e Hospitais, Membro fundadora da ABRENFOH. Membro da Oncology Nursing Society e da International Society of Nurses in Cancer Care.

Juliana Pepe Marinho
Coordenadora do curso de Enfermagem em Oncopediatria do Oncoensino e Fundadora do Projeto Educacional Oncoped em Ação.

Priscila Rangel
Enfermeira especialista em oncologia – Mestranda pela Faculdade de Medicina da USP. Gerente de Enfermagem do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Organização

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

4 SALAS SIMULTÂNEAS

17h30 – 18h50

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

17h30 – 18h50

Receber um diagnóstico de câncer pode assustar e gerar dúvidas sobre o que vem pela frente. O movimento #VemFalarDeVida te convida a compreender a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado para os diferentes tipos de câncer de mama, as oportunidades e os desafios para o diagnóstico e tratamento no SUS e como novas opções terapêuticas podem melhorar o prognóstico da doença, aumentando as chances de cura.

Moderador(a)

Cris Bartis
Mineira, Cris Bartis é graduada em Comunicação com ênfase em Adm e Marketing. Está a frente do Mamilos, podcast criado por ela em parceria com Ju Wallauer e um dos mais importantes do Brasil. Atualmente, além de debater os temas mais polêmicos é Relações Públicas e pós-graduada na podosfera.

Palestrantes

Angélica Nogueira
Médica oncologista, Direção geral e responsável técnica do Grupo Dom, Doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), Mestre em Saúde da Mulher pela UFMG, Presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, Membro da ASCO, SBOC e SGO.

Fabiana Baroni Makdissi
Médica mastologista, Head do Centro de Referência da Mama do ACCamargo Cancer Center, Doutora em Oncologia pela FMUSP, Membro da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e Academia Brasileira de Mastologia.

Organização

17h30 – 18h50

No centro deste debate estarão temas muito importantes para os pacientes. Nossos especialistas do Comitê de Pacientes da Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, irão abordar o empoderamento do paciente, saúde emocional, abandono do tratamento e problemas após o diagnóstico. Você também irá conhecer a importância das Organizações de Pacientes para a sociedade moderna. Afinal, para ser especialista no tratamento do câncer, é preciso primeiro ser especialista nas pessoas que vivem o câncer. Não perca este painel.

Moderador(a)

Marina Aguiar
Paciente oncológica e médica hematologista, especialista em transplante de medula óssea. Pós graduada em doenças linfoproliferativas pelo Hospital Oswaldo Cruz/SP. Atual membro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Palestrantes

Duda Dornelas
Publicitária, social media, designer gráfico, criadora de conteúdo digital, paciente de LMC e idealizadora do projeto Valorizar a Vida. Atualmente é membro do comitê de pacientes da ABRALE e Assessora de Comunicação na Câmara Municipal dos Vereadores de Minas Gerais.

Thiago Andrade Brasileiro
Engenheiro Agrimensor e de Segurança do Trabalho, foi diagnosticado com leucemia mieloide crônica (LMC) em março de 2017 e atualmente faz parte do Comitê Pacientes da Abrale.

Heitor William Campos
Formado em Enfermagem, trabalhou em diversos setores de saúde e em fevereiro de 2021 foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Aguda – M3, no qual continua em tratamento e se encontra em remissão. Também é membro do Comitê de Pacientes da Abrale.

Organização

17h30 – 18h50

Médicos e cientistas ainda não podem responder, com certeza, o que causa o câncer de mama. Mas são unânimes em afirmar que os fatores que levam à doença são vários, como idade avançada, menstruação precoce e menopausa tardia, histórico familiar de CA em parentes de primeiro grau, entre outros.
Mais recentemente, uma pesquisa da médica Cristiana Tavares, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), do Recife, trouxe à tona mais um fator que pode propiciar o surgimento do câncer de mama: a violência doméstica, seja ela física ou psicológica. Vamos falar e dar voz a esse assunto?

Moderador(a)

Sabrina Parlatore
Apresentadora, cantora e ativista do combate ao câncer de mama. Estilo de vida saudável. No filter. Breast cancer survivor.

Palestrantes

Regina Célia Barbosa
Gerente de Causas do Instituto Avon – Filósofa e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda em Direito, Justiça e Cidadania para o Séc. XXI pela Universidade de Coimbra/Portugal e em Educação pela FUNIBER, cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha.

Cristiana Tavares
Membro titular da SBOC; Vice-presidente da SBOC NE – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Regional NE; Oncologista clínica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz / UPE e da Neoh Rede D’Or Hospital Memorial São José e Hospital São Marcos.

Juliana Francisco
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Residência médica em Mastologia pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Participante do Avon Global Scholars Program.

Mariana Luz
Psicóloga e Consultora.

Patricia Dias
Paciente de Câncer de Mama e responsável pelo Canal @patriciadiasbelaestilosa em que conta suas vivências enquanto paciente e sua história com violência doméstica.

Organização

17h30 – 18h50

O VIII Simpósio de Reabilitação Oncológica organizado pelo comitê de fisioterapia da ABRALE, esse ano reuniu profissionais das principiais instituições de cuidado ao paciente oncológico do país, de Norte a Sul, para abordar temas atuais como: pós COVID, eletroestimulação transcraniana, Fotobiomodulação, oncohematologia, imunoterapia, Câncer de Pulmão entre outros.

Além, de uma convidada especial Dra Ângela Wicker-Ramos, speakers dos Estados Unidos falando sobre funcionalidade e exercício físico no pacientes com câncer.

Fisioterapia nas Leucemias da infância – Dra Giovana Nunes
Imunoterapia e efeitos imunomediados – Dr Flávio Ferreira
Risco de sangramento na reabilitação de pacientes trombocitopênicos – Dra. Erica Cavalheiro

Moderador(a)

Carla Lopes
Repórter, apresentadora e editora de texto com 27 anos de experiência em televisão. Trabalhou no SBT, como repórter ( JORNAL DO SBT/com Lilian Witti Fibe). Depois, na TV RECORD ( repórter no JORNAL DA RECORD, com Boris Casoy). E seguida, atuou como repórter e apresentadora por 13 anos na GLOBO NEWS

Palestrantes

Giovana Domingues Nunes
Fisioterapeuta na Unidade Crítica Geral do Hospital Sírio-Libanês. Mestra em Ciências da Saúde no A.C. Camargo Cancer Center. Especialista em Oncologia pelo GRAACC/UNIFESP e ABFO. Internship no Hospital Clínico San Carlos, Espanha. Observership nos hospitais MD Anderson Cancer Center, New-York Presbyter

Flávio Ferreira
Médico titular da divisão de Oncologia torácica e cabeça e pescoço do Hospital de Câncer de Barretos – Pesquisador na unidade de pesquisa clínica do Hospital de Câncer de Barretos – Preceptor do programa de residência médica em cancerologia clínica do Hospital de Câncer de Barretos – Membro da ESMO

Erika Cavalheiro Skupiens
Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Santa Maria, possui Residência em Oncologia e hematologia pelo Grupo Hospitalar Conceição,Porto Alegre.
É Mestre e doutora em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui título de fisioterapeuta especialista em oncologia.

Organização

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

4 SALAS SIMULTÂNEAS

19h – 20h20

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Painel
Simpósio Multidisciplinar

19h – 20h20

Para muitos pacientes, a sexualidade não é a primeira questão abordada logo após o recebimento do diagnóstico de câncer. Hoje precisamos quebrar tabus e falar sobre sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero durante o tratamento oncológico. Devemos informar à sociedade sobre os riscos do câncer e a importância do rastreio e detecção precoce, assim como treinar profissionais de saúde para oferecer cuidados adequados, seguros e acolhedores para mulheres e a comunidade LGBTQIA+. Neste painel, teremos a presença de médicas e ativistas que trabalham para melhorar o acolhimento destes pacientes.

Moderador(a)

Fernanda D´Avila
Jornalista formada pela ECA/USP e radialista pela FAAP. Passou pelas redações das rádios Eldorado FM e AM onde atuou como produtora e repórter, e pela Rádio BandNews FM, onde foi produtora, redatora, editora e apresentadora. Desde 2015, atua na assessoria de imprensa da Abrale.

Palestrantes

Ana Paula Andreotti Amorim
Médica de Família e Comunidade, formada pela Santa Casa de São Paulo. Atualmente trabalha como médica de ensino e pesquisa no Programa de Atenção Primária à Saúde da FMUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde da população LGBTI+, controle social no SUS e violência de gênero.

Maria Julia Calas
Presidente e idealizadora do Instituto Nosso Papo Rosa. Ginecologista e mastologista com mestrado e doutorado pela UFRJ. Professora do curso de radiologia mamária do IETECS, Membro da Câmara Técnica de Mastologia do CREMERJ e vice presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio de Janeiro.

Sabrina Chagas
Vice-Presidente e Idealizadora do Instituto Nosso Papo Rosa. Oncologista e pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein. É professora de oncologia da pós-graduação de mastologia da PUC RJ, Membro Titular da Academia de Medicina de Reabilitação e oncologista da Oncologia D’OR.

Tatto Oliveira
Fundador e Mediador de Rodas de Conversa Temáticas do Núcleo de Resistência; Grupo LGBTQIAP+ de apoio social. Criador de conteúdo digital no Conto de Fadas Moderno; Portal Informativo LGBTQIAP+. Locutor do Programa Diversidade exibido pela Rádio Comunidade FM e apresentador do programa Do Vale.

Organização

19h – 20h20

A genética se torna cada vez mais presente na oncologia, em diversas etapas da jornada do paciente, desde o diagnóstico até o tratamento, passando também pela área de prevenção e rastreamento precoce.
Com os avanços do conhecimento científico e da tecnologia nos últimos anos, os testes genéticos tem se tornado cada mais aperfeiçoados, abrangentes, além de mais acessíveis, ainda que não sejam de forma universal. Pelo potencial impacto dos testes moleculares em pacientes oncológicos, discutiremos neste painel suas indicações e implicações.

Moderador(a)

Fernanda Lima
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina , mestrado e doutorado em Morfologia pela UNIFESP. Atualmente é médica do Centro de Aconselhamento Genético do Hospital Israelita Albert Einstein, atuando principalmente na área de oncogenética.

Palestrantes

Fernando Moura
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – (1999). Residência em Oncologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – (2004). Doutorado em Ciências – Oncologia Torácica pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –

João Bosco Oliveira Filho
Graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco, residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de Pernambuco, Post-Doctoral Fellowship pelo National Institutes of Health, Doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Imunologia Experimental.

Diogo Bugano
Formação em medicina (2009) e medicina interna (2011) na Faculdade de Medicina da USP-SP. Realizou especialização em cancerologia clinica no University of Texas MD Anderson Cancer Center (2015). Oncologista clínico do hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Municipal da Vila Santa Catarina.

Organização

19h – 20h20

Estratégias nutricionais e imunonutrição no paciente oncológico

Moderadora: Bianca Manzoli – Coordenadora do Comitê de nutrição – ABRALE

Palestra 1 – Imunidade e câncer: qual o papel do metabolismo? – tempo: 15 minutos – Palestrante: Isabele Novelli

Palestra 2 – Microbiota: Qual o impacto clínico no câncer? – tempo 15 minutos – Palestrante: Dra. Ana Luísa Baccarin

Palestra 3 – Perspectivas sobre probioticoterapia – tempo: 15 minutos – Palestrante: Ilanna Marques

Palestra 4 – Uso de compostos bioativos para manejar imunidade no paciente oncológico – tempo: 10 minutos – Palestrante: Ana Paula Barrere

Moderador(a)

Bianca Manzoli
Nutricionista Oncológica. Coordenadora do comitê de nutrição da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Responsável pelo ambulatório de nutrição do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – HCFMUSP. Membro do grupo de estudos em Efeitos Tardios da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica

Palestrantes

Isabele Novelli
Nutricionista. Doutoranda em Nutrição e Saúde Pública FSP/USP. Especialista em Nutrição Oncológica pelo Hospital Sírio Libanês (SP)/New York Presbyterian Hospital (NY/EUA) e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP. Membro do Comitê de Nutrição da ABRALE e Sócia proprietária do Instituto d

Ana Luísa Baccarin
Médica Oncologista Clínica pelo A.C. Camargo Cancer Center – São Paulo, pós graduada em Nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo, formação complementar em Medicina Funcional pelo IFM-EUA. Fundadora do Instituto Ana Baccarin – Oncologia e Qualidade de Vida, São Paulo.

Ilanna Marques
Nutricionista. Mestre em Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGNUT UFRN) e especialista em Nutrição Clínica pelo programa de Residência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é doutoranda em Ciências

Ana Paula Barrere
Nutricionista, Docente em cursos de Pós Graduação e Tutora em Cursos de Ensino a Distância. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade Israelita Ciências da Saúde Albert Einstein.

Organização

Back To Top