skip to Main Content

16h – 17h20

16h – 17h20

O Brasil demanda respostas e soluções urgentes para atender a demanda dos pacientes oncológicos. Apesar do avanço da vacinação contra a COVID-19, a crise em diversas áreas do país, em especial no âmbito da saúde e economia, continua se alastrando: falta de medicamentos de baixo e alto custo, dificuldade na realização de exames e consultas de rotina e o represamento dos diagnósticos oncológicos são apenas alguns dos problemas. Na abertura do Congresso, convocamos especialistas para apresentar sugestões de melhorias essenciais e integrais ao sistema.

Moderador(a)

Rodrigo Bocardi
Jornalista e apresentador do Bom Dia São Paulo da Rede Globo

Palestrantes

André Ballalai
Associate Principal do grupo global de Preços e Acesso ao Mercado da IQVIA, com sede em Nova York. Engenheiro Químico e pós-graduado em Administração Financeira pelo INSPER / SP. Possui  experiência com o ambiente de saúde LATAM e um histórico relevante de projetos em doenças raras e oncologia.

Catherine Moura
CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Médica sanitarista e Mestre em Saúde Pública, com especialização em Medicina Preventiva e Social; Gestão em saúde; Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa e Governança e Gestão Pública.

Gonzalo Vecina Neto
Médico sanitarista, ex-diretor presidente da ANVISA. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Atual Professor Assistente da FSP SP, de mestrado da FGV-SP e colunista do Estado de S. Paulo.

Igor Morbeck
Médico oncologista no Hospital Sírio Libanês. Professor de Medicina na Universidade Católica de Brasília. Mestre em Ciências e doutorando em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa IEP. Atual integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Felipe Roitberg
Médico oncologista – UICC Leadership Programe

Ana Cristina Pinho
Dra. atualmente é diretora geral do Instituto Nacional de Câncer – INCA. Formada em medicina pela Universidade Federal Fluminense. Portadora do título superior em anestesiologias e membro eleito do conselho de diretores da Union for International Cancer Control (UICC).

Organização

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

17h20 – 17h30

Visita aos Estandes Virtuais

4 SALAS SIMULTÂNEAS

17h30 – 18h50

4  SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

17h30 – 18h50

O Simpósio versará sobre awareness do câncer de mama precoce, importância do diagnóstico, passando por exemplos de estudos clínicos que sustentaram o registro sanitário das drogas e de suas indicações, com ênfase no fato de haver novas perspectivas atualmente. Contará com a presença de paciente que contribuirá com a sua jornada.

Moderador(a)

Clarisia Moniz Ramos
Clarisia Moniz Ramos, 51 anos, empreendedora social, Presidente da UNACCAM – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, arquiteta, pós-graduada em Marketing, CEO da Comunicação Visual Ramos, Diretora de Marketing da CBFA, Coordenadora do Grupo de Saúde da Virada Feminina.

Palestrantes

Andre Mattar
Médico, Mastologista e Diretor do núcleo de oncologia clínica do hospital Pérola Byington

Miriam Alves de Souza Amorim
Química (atualmente trabalho no Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya como Recepcionista). Tive Câncer de Mama em 2017 – Fiz mastectomia total da mama esquerda , estou aguardando a reconstrução – Fiz 8 químios e 30 rádios.

Maria Vanuzia Costa
Adm de Empresa (hoje trabalho com meu marido) Tive Câncer de Mama e 2017 – Fiz mastectomia da mama direita, reconstrução imediata – Fiz 16 químios e 25 rádios

Organização

17h30 – 18h50

Conduzir e acompanhar a jornada de tratamento dos pacientes oncológicos deveria ser prioridade dos serviços de saúde. Os profissionais devem orientar todos os aspectos relacionados ao câncer. A navegação de pacientes pode ajudar em todas as etapas do tratamento, como, por exemplo, checando resultados de exames e adiantando consultas, se preciso. Acesso aos tratamentos e falta de vagas nos hospitais especializados são algumas das complicações enfrentadas pelas pessoas em tratamento do câncer. Este painel irá abordar a importância de uma equipe especializada para ajudar em cada um destes caminhos.

Moderador(a)

Catherine Moura
CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Médica sanitarista e Mestre em Saúde Pública, com especialização em Medicina Preventiva e Social; Gestão em saúde; Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa e Governança e Gestão Pública.

Palestrantes

Daniele Castelo Branco Pires
Terapeuta Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Pós graduada em Oncologia e Gerontologia. Atualmente é Gestora da Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer.

Sandra Gioia
Médica Cirurgiã Oncológica pelo INCA; Mastologista do Grupo de Cirurgiões de Mama. Atualmente é Secretária-Adjunta da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e Coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Paola Torres
Presidente do Instituto Roda da Vida. Médica onco-hematologista e escritora. Atua como Professora de Medicina da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza. Atualmente é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Sônia Dias Lanza Freire
Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Especialista em gestão em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Publica. Atualmente é médico II – Secretaria Estadual de Saúde atuando como Coordenadora do Grupo Estadual de Doenças Crônicas do Estado de São Paulo.

Organização

17h30 – 18h50

O painel irá debater o tema Suvivorship em oncologia, que é o acompanhamento dos pacientes que visa um cuidado integral e abrangente, com um conceito amplo que trata não só a doença, mas o paciente como um todo. A ideia principal é oferecer informações e assistência sobre as diversas demandas que surgem após um diagnóstico de câncer, relacionadas direta ou indiretamente ao tratamento. O grupo Oncoclínicas conta com o projeto OC Sobre Viver, que oferece justamente uma assistência Integral ao Paciente: atenção global multidisciplinar, focada em cuidados além da doença e seu tratamento. Suporte aos pacientes e familiares em diversas questões.

Moderador(a)

Clarissa Mathias
Oncologista clínica da Oncoclinicas Bahia, Presidente da SBOC, Chair Comitê Internacional da ASCO.

Palestrantes

Luciana Landeiro
Oncologista clínica – Oncoclinicas – BA

Rafael Brant
Médico Oncoclínicas – MG

Flávia Sorice
Psicológa e coordenadora da equipe multidisciplinar da oncoclínicas – MG

Hyndiara Frota
Medicina Integrativa Oncoclíncias – BA

Organização

17h30 – 18h50

O VIII Simpósio de Reabilitação Oncológica organizado pelo comitê de fisioterapia da ABRALE, esse ano reuniu profissionais das principiais instituições de cuidado ao paciente oncológico do país, de Norte a Sul, para abordar temas atuais como: pós COVID, eletroestimulação transcraniana, Fotobiomodulação, oncohematologia, imunoterapia, Câncer de Pulmão entre outros.

Além, de uma convidada especial Dra Ângela Wicker-Ramos, speakers dos Estados Unidos falando sobre funcionalidade e exercício físico no pacientes com câncer.

Dor Oncológica:
17:30 17:50 Eletroestimulação transcraniana no tratamento da dor crônica Dr Artur Padão
17:50 18:20 Effect of exercise on pain and functional capacity of cancer patients Angela Wicker-Ramos
18:20 18:40 Fotobiomodulação: Principios do efeito analgésico. Dra Adriana Schapochnik

Moderador(a)

Carla Lopes
Repórter, apresentadora e editora de texto com 27 anos de experiência em televisão. Trabalhou no SBT, como repórter ( JORNAL DO SBT/com Lilian Witti Fibe).
Depois, na TV RECORD ( repórter no JORNAL DA RECORD, com Boris Casoy). Em seguida, atuou como repórter e apresentadora por 13 anos na GLOBO NEWS.

Palestrantes

Artur Padão Gosling
Doutorando em Neurociências e Cognição UFABC. Mestre em Ciências / Clínica Médica UFRJ. Especialista em Fisioterapia Esportiva COFFITO/SONAFE. Especialização em Dor HCFMUSP e HSE-RJ.

Angela Wicker-Ramos
Falará sobre o tema: Effect of exercise on pain and functional capacity of cancer patients
Dr. Angela Wicker-Ramos PT, DPT, CLT-LANA, Oncology Physical Therapist, Certified Lymphedema Therapist, Director of Rehabilitation, Owner and Founder of CRIM

Adriana Schapochnik
Graduada em Fisioterapia Centro Universitário São Camilo, Mestre e Doutoranda em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde/ Universidade Nove de Julho, SP, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa/ CEATA, SP, Membro da Associação Brasileira de Odontologia e Saúde- ABLOS/ Diretora da área da Saúde

Organização

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

18h50 – 19h

Visita aos Estandes Virtuais

4 SALAS SIMULTÂNEAS

19h – 20h20

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

19h – 20h20

Simpósio Satélite com foco na experiência do paciente e seu empoderamento/protagonismo durante processo de consulta pública, bem como interação de todos os players para incorporação de tecnologias.

Moderador(a)

Paulo Vernaglia
Graduado pela PUC SP 1993. Oncologista Clínico pela UNICAMP 1997-Ex Fellowship Istituto Nazionale per la Cura e lo studio dei tumori Milano 1998. Gerente Médico Oncologia para área de mama na Pfizer.

Palestrantes

Daniela Dornelles Rosa
Médica Oncologista do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre. Presidente do Grupo Brasileiro de Estudos em Câncer de Mama (GBECAM)

Paulo Benevento
Advogado atuante na área do Direito à Saúde. Sócio-diretor de Benevento Sociedade de Advogados. Especialista em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Clarisia Moniz Ramos
1 anos, empreendedora social, Presidente da UNACCAM – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, arquiteta, pós-graduada em Marketing, CEO da Comunicação Visual Ramos, Diretora de Marketing da CBFA…

Maria Regina Medina
Protagonista da própria vida.

Silvia Ferrite
52 anos, paciente com câncer de mama há 9 anos, metastático desde 2019. Foi paciente testemunho na Conitec para incorporação dos inibidores de ciclina no SUS. Colaboradora no Instituto Oncoguia.

Organização

19h – 20h20

O aumento da incidência do câncer no Brasil e, consequentemente, dos gastos com os tratamentos oncológicos e as deficiências da rede, demandam maior transparência e eficiência dos gestores na implementação das políticas. Um dos maiores desafios da Oncologia é garantir o cumprimento eficaz das diretrizes já estabelecidas. Esse painel contará com a presença do Ministério da Saúde e de parlamentares engajados na melhoria da atenção oncológica, e os participantes irão debater o cenário atual e possibilidades para mudar esta realidade.

Moderador(a)

Herodoto Barbeiro
Jornalista do R7, Record News e da Nova Brasil FM. Também é professor, Mestre em História pela USP, advogado pela FMU e jornalismo pela Cásper Líbero. Também realiza palestras nas áreas de Economia, História, Mídia Training e Liderança. É autor de livros sobre budismo.

Palestrantes

Eduardo Fróes
Presidente da Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA). Portador de talassemia maior e conhecedor assíduo das políticas públicas de Saúde do país. Atua como Membro do Conselho Nacional de Saúde e integra a área de Advocacy e Políticas Públicas da Abrale e do Movimento TJCC.

Maria Inez Gadelha
Médica em Oncologia Clínica, especializada em Educação para a Saúde e Administração. Atualmente é Chefe de Gabinete do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Membro do Comitê Organizador do Fórum Nacional de Direito em Saúde e Representante…

Silvia Cristina
Deputada Federal por Roraima pelo PDT. Jornalista, ex-paciente de câncer de mama e atualmente é coordenadora da Frente Parlamentar mista em Prol da Luta Contra o Câncer. Idealizadora do 1º Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná.

Weliton Prado
Deputado Federal por Minas Gerais pelo PROS, Fotógrafo, iniciou sua trajetória política como líder do movimento estudantil e atualmente é presidente da 1ª Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil. Defensor dos animais, defensor do consumidor.

Organização

19h – 20h20

Cada etapa do tratamento do câncer requer atenção e acompanhamento integral pela equipe multidisciplinar. Do diagnóstico aos estágios finais que envolvem a recuperação, é necessário estar aberto para ouvir o paciente e estabelecer uma relação de empatia, fortalecendo os laços de confiança na relação médico-paciente. Esta jornada é determinante para oferecer ao paciente os melhores recursos, a partir de diretrizes e dinâmicas únicas, proporcionado assim um tratamento humanizado, apoiado na ciência e nas tecnologias de ponta disponíveis contra a doença. Conduzido pela equipe do Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina – Paulista, este painel pretende destacar os principais passos necessários para que o paciente oncológico e sua família tenham uma experiência positiva, pautada pelo acolhimento e respeito às suas necessidades.

Moderador(a)

Adriana Penna
Formada pela Universidade de Santo Amaro. Hematologia e hemoterapia pelo Hospital Santa Marcelina. Doutorado em Hematologia pela UNIFESP. Médica hematologista do Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina – Paulista

Palestrantes

Silmara Christianini
Médica formada pela Faculdade de medicina de Vassouras- Oncologista pelo hospital Ipiranga-Medica Oncologista a Clínica do Hospital Santa Catarina-Paulista

Antônio Cavaleiro
Clínica médica e oncologia clínica pelo HC-FMUSP. Coordenador médico do Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina – Paulista

Dayana Hiromi Brancatti Yabase
Enfermeira pela Universidade de Mogi das Cruzes, Especialista em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica – SBEO, MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Coordenadora de Enfermagem do Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina – Paulista

Juliana Gomes Pereira
Médica pela Faculdade de Medicina de Itajubá-MG, Psiquiatria pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Certificada para Psicoterapia e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela ABP, Médica Psiquiatra do Centro de…

Organização

19h – 20h20

5º Workshop de nutrição e câncer.

• Painel 1 – Mesa redonda: Terapia nutricional na qualidade de vida e na sobrevida dos pacientes oncológicos.
• Moderadora: Bianca Manzoli – Coordenadora do Comitê de nutrição – ABRALE
• Palestra 1 – O papel dos fitoterápicos durante a terapia antineoplásica – Profissional: Gisele Vieira
• Palestra 2 – Polivitamínicos: qual a importância e os cuidados na prescrição? –  Profissional: Dr. Daniel Gurgel
• Palestra 3 – Suplementação Nutricional: até quando? –   – Palestrante: Jéssica Reis
• Palestra 4 – Alimentação como fator de risco e proteção no câncer de cabeça e pescoço – Profissional: Dra. Olivia Podesta
• Palestra 5 – Qual a relação e o impacto do consumo de açúcar no desenvolvimento do câncer? – Profissional: Dra. Patrícia Arraes
• Palestra extra – Dieta cetogênica; câncer: Existem benefícios ao paciente oncológico? – Profissional: Dr. Henrique Freire

Discussão ao vivo no dia 20/09 – 15 minutos

Moderador(a)

Bianca Manzoli
Nutricionista Oncológica. Coordenadora do comitê de nutrição da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Responsável pelo ambulatório de nutrição do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – HCFMUSP. Membro do grupo de estudos em Efeitos Tardios da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica

Palestrantes

Gisele Vieira
Nutricionista Oncológica, Especialista em Fitoterapia, Terapia Nutricional e Cuidados Paliativos. Membro da Equipe do Instituto Ana Baccarin – Oncologia e Qualidade de Vida. Especialização em Fitototerapia em Nutrição – CINNUTRI

Daniel Gurgel
Nutricionista. Pós-graduado em Nutrição Clínica Funcional (UnicSul/VP). Mestre em Patologia (UFC). Doutor em Oncologia (AC Camargo Cancer Center). Docente IFCE (Instituto Federal do Ceará).

Jéssica Reis
Nutricionista. Especialista em Oncologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2015). Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2019). Atualmente, atua como nutricionista clínica ambulatorial na Oncologia Dor – Rede São Luiz e assessora de desenvolvimento científico na IonNutri.

Olívia Podesta
Nutricionista oncológica do Instituto Podesta Oncologia – Vitória ES. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. Doutora em Ciências na Área de Oncologia pela Fundação Antonio Prudente – SP. Membro do Grupo Brasileiro de Cabeça e Pescoço GBPC. Docente da Faculdade Multivix – Vitória ES

Patricia Arraes
Nutricionista Especialista em Oncologia pelo INCA, Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral. Diretora INPAR – Instituto Patricia Arraes. Idealizadora do Connut.On – Congresso online de Nutrição Oncológica Brasil.

Henrique Freire
Nutricionista. Pós-graduado em Nutrição clínica. Pós graduado em nutrição funcional. Mestre em nutrição humana e Fundador do site www.henriquefreire.com.br.

Organização

Back To Top