skip to Main Content

08h – 09h

Credenciamento

08h – 09h

Credenciamento

09h – 12h

Moderador

Rodrigo Bocardi
Apresentador do Bom Dia São Paulo (Rede Globo)

Programação da Abertura

09h – 09h20
Hino Nacional, com apresentação especial do coral “Voz da Esperança”, da Associação de Câncer de Boca e Cabeça (ACBG Brasil)


09h20 – 09h40
Boas-vindas, com Merula Steagall, idealizadora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale)


09h40 – 10h20
Apresentação dos Grupos de Trabalho do Movimento TJCC


10h20 – 10h40
Pesquisa inédita – “Desigualdade e câncer no Brasil. Uma análise comparativa dos fatores relacionados aos diferentes desfechos por câncer nos 26 estados e distrito federal do país”. Realizada pelo Observatório de Oncologia e Dr. Felipe Ades, médico oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz


10h40 – 12h00
Protagonismo gera mudança – O SUS pode dar certo

Convidados:

Edmundo Carvalho Mauad
Mestre em Ciências Médicas pela “University of Bristol”. Doutor em Medicina pela UNIFESP e diretor do Hospital do Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos).

Sérgio Dias Henriques
Pós-graduado em Gestão Hospitalar e Saúde Pública, pela Universidade São Camilo e atualmente à frente da Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé

Cristina Moro
Dentista, formada pela Universidade de São Paulo (USP), possuí ampla formação em Gestão de Saúde. Concluiu especializações em Saúde pela USP, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem sólida experiência em assessorias para Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e atualmente é Diretora de Desenvolvimento em Saúde da Fundação Dr. Amaral Carvalho.

12h – 12h30

Networking na área dos stands

12h – 12h30

Networking na área dos stands

2 SALAS SIMULTÂNEAS

BALLROOM 2
TEATRO

12h30 – 14h00

2 SALAS SIMULTÂNEAS

BALLROOM 2
TEATRO

Palestras satélites com almoço lunch in box

12h30 – 14h00 | Sala: Ballroom 2

Se antes um mesmo medicamento atendia às necessidades de diversas pessoas com a mesma doença, hoje a tendência na saúde é a chamada medicina personalizada: diferentes pacientes têm diferentes necessidades e precisam, portanto, de diferentes tratamentos. Participe de nosso painel e entenda o tema.

Moderador

Ana Furtado
Jornalista, apresentadora e atriz. Atualmente apresenta o programa “É de casa”, exibido nas manhãs de sábado da TV Globo.

Palestrantes

Carolina Kawamura
Graduação em Medicina e residência em clínica médica pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Residência em Oncologia clínica pelo Hospital Sírio-Libanês. Título de especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT). Oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Marcos André
Residência em Oncologia clínica no INCA-RJ. Presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão – GBOP. Oncologista e chefe da pesquisa clínica em câncer do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Marlene Oliveira
Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes, é Empreendedora Social e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. Para o Triênio 2019 – 2021, é também Conselheira no Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Patrícia Lopes
Fonoaudióloga

Organização

Logo Roche - Patrocínio Diamante TJCC

12h30 – 14h00 | Sala: Teatro

Neste painel, abordaremos a saúde do homem, desmistificando os tabus sobre prevenção de doenças, com foco em cânceres predominantemente masculinos.

Toda a palestra acontecerá por meio da interação entre médico e paciente, com a mediação do Marcelo Tas.

Moderador

Marcelo Tas
É comunicador, ator, jornalista, roteirista, produtor e diretor de TV. Com cerca de 13 milhões de seguidores, é um dos influenciadores mais premiados do país. Atualmente, Tas é colunista na rádio CBN.

Palestrantes

Vinicius Zimbrão
Professor de Educação Física, especializado em Anatomia e Biomecânica, radialista locutor e apresentador, com MBA em jornalismo esportivo. É atleta de corridas de aventura e, aos 39 anos, foi diagnosticado com um câncer de testículo com metástase em região abdominal. Graças a sua positividade e vontade de viver conseguiu superar a doença incentivando os outros a se exercitarem por ele, durante o tratamento.

Felipe Moraes
Oncologista clínico, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Organização

Logo Libbs

14h – 14h20

Networking na área dos stands

14h – 14h20

Networking na área dos stands

4 SALAS SIMULTÂNEAS

BALLROOM 1
BALLROOM 2
TEATRO
GALERIA

14h20 – 16h05

4 SALAS SIMULTÂNEAS

BALLROOM 1
BALLROOM 2
TEATRO
GALERIA

14h20 – 16h05 | Sala: Ballroom 1

No A.C.Camargo Cancer Center oferecemos um atendimento oncológico personalizado e segmentado, de acordo com o tipo de tumor, integrando a linha de cuidado e a assistência multidisciplinar às necessidades de cada paciente. O objetivo é possibilitar maiores benefícios ao tratamento.

Moderador(a)

Theo Ruprecht
Editor chefe da Revista Saúde (Abril).

Palestrantes

Maria Nirvana da Cruz Formiga
Head de Oncogenética no A.C.Camargo Cancer Center. Especialização em Cancerologia Clínica, pela Sociedade Brasileira de Cancerologia. Mestrado em Ciências e Doutora em Oncologia, ambos realizados no A.C.Camargo.

Helano Carioca Freitas
Mestre em Farmacologia, pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Cancerologia e Clínica Médica, no Conselho Regional de Medicina – Ceará.

Ludmilla Thomé Domingos Chinen
Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás. Doutora em Microbiologia e Imunologia, na Universidade Federal de São Paulo. Atualmente pesquisadora do A.C.Camargo Cancer Center em células e marcadores tumorais.

Jayr Schmidt Filho
Médico pela Escola Superior de Ciências da Santa de Misericórdia de Vitória, especialização em Transplante de Medula Óssea no Hospital das Clínicas e Head de Onco-Hematologia do A.C.Camargo Cancer Center.

Organização

A.C.Camargo Cancer Center

14h20 – 16h05 | Sala: Ballroom 2

Na busca por influências positivas e que apoiem à promoção da saúde e do bem-estar dos pacientes durante sua jornada de tratamento oncológico, inúmeros estudos apontam a espiritualidade como fator contribuinte.

As implicações da espiritualidade na saúde vêm sendo cientificamente avaliadas e documentadas em centenas de artigos, demonstrando sua relação com vários aspectos das saúdes física e mental.

Este painel visa colocar diferentes pontos de vistas em discussão e tentar aprofundar o tema.

Moderador(a)

Lucia Milito Eid
Formada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Possui MBA em Gestão de Saúde pelo IBMEC e hoje ocupa o cargo de Diretora de Práticas Assistenciais da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Palestrantes

Padre Mateus Locatelli
Bacharel em Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba – PR. Bioética e Pastoral da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo. Secretário Provincial da Província Camiliana Brasileira, conselheiro provincial e formador do seminário São Camilo.

Isabella Trindade
Cantora, compositora, comunicadora, terapeuta e atriz. Atua em mentorias individuais, terapia de vidas passadas, terapia sonora, meditações musicais, palestras e workshops sobre autoconhecimento e espiritualidade.

Iran Gonçalves Jr.
Doutor em Cardiologia pela Escola Paulista de Medicina, é professor responsável pelo Programa de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e médico responsável pela Unidade Coronária e do Pronto-Socorro de Cardiologia do Hospital São Paulo, da Escola Paulista de Medicina.

Organização

Hospital São Camilo

14h20 – 16h05 | Sala: Teatro

O diagnóstico precoce é fundamental para os melhores resultados no tratamento oncológico. Mas esta ainda não é uma realidade para todos os brasileiros. Falta de informação e até mesmo desconhecimento por parte dos profissionais da área de saúde podem ser motivos para que, muitos dos casos, sejam descobertos em estadiamentos avançados. É preciso mudar!

Moderador(a)

Roberto Cabrini
Apresentador e editor-chefe do programa Conexão Repórter, no SBT

Palestrantes

Maira Caleffi
Fundadora e presidente voluntária da Federação Brasileira das Instituições Filantrópicas de Saúde da Mama (FEMAMA) e do Instituto do Câncer de Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA). Foi membro do conselho da União para o Controle Internacional do Câncer (UICC). Atualmente é Chair do Comitê Executivo do City Cancer Challenge – Porto Alegre.

Silvia Cristina Amâncio Chagas
Deputada Federal, presidente estadual do PDT-RO, vice-líder do partido no Congresso Nacional. Primeira mulher negra eleita em Rondônia, foi pioneira na luta para a prevenção e tratamento de câncer na região central e no Estado de Rondônia. É jornalista, ex-paciente de câncer de mama e atualmente é coordenadora da Frente Parlamentar mista em Prol da Luta Contra o Câncer.

Katia Ramos Moreira Leite
Professora associada do Departamento de Cirurgia da Universidade de São Paulo. Atualmente é vice-presidente para assuntos acadêmicos e presidente eleita da Sociedade Brasileira de Patologia.

Antonio Buzaid
Membro do Comitê Gestor do Centro Oncológico do Hospital Israelita Albert Einstein. Diretor médico geral do Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Fundador do Instituto Vencer o Câncer.

Paulo Rossi Menezes
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é professor Associado da FMUSP e atualmente é coordenador da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Organização

Abrale

14h20 – 16h05 | Sala: Galeria

A judicialização da saúde cresceu de forma muito acelerada nos últimos anos e se tornou um grande problema para o Sistema de Saúde Público e Privado. O mercado passou a interpretar que o paciente quer conseguir na Justiça aquilo que não teria direito. Neste painel, mostraremos que a judicialização pode ser um importante passo para a regulamentação dos novos medicamentos.

Moderador(a)

Marc Tawil
Jornalista, radialista e escritor. Fundador da Tawil Comunicação.

Palestrantes

Rodrigo Batista Araujo
Advogado, sócio da Araújo e Jonhsson Advogados Associados e especialista em Direito nas áreas médica e de saúde.

Fabio Tadeu Panza
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é perito oficial da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania.

Adriana Fório Sentieiro
Filha do Sr. Jose Carlos Fório, ajuizou ação contra a Unimed Rio e Fesp para garantir o tratamento do câncer de próstata, especialmente o exame de ressonância magnética e o procedimento cirúrgico mediante técnica robótica. Foi concedida a liminar e a ação foi julgada procedente.

Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi
Juíza de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Titular da 13ª Vara da Fazenda Pública. Integrante da 1ª turma do Colégio Recursal do Juizado Especial da Fazenda Pública. Mestre em Direito administrativo. Ex-procuradora do Estado de São Paulo.

Organização

16h05 – 16h35

Coffee-break e networking na área dos stands

16h05 – 16h35

Coffee-break e networking na área dos stands

4 SALAS SIMULTÂNEAS

BALLROOM 1
BALLROOM 2
TEATRO
GALERIA

16h35 – 18h20

16h35 – 18h20 | Sala: Ballroom 1

São diversas as opções de medicamentos para o combate do câncer. Novas terapias surgem a cada ano, e promovem resultados cada vez mais surpreendentes, inclusive para aqueles subtipos que pareciam quase impossíveis de tratar. Porém, seus valores financeiros são tão altos quanto sua eficiência, gerando problemas econômicos ao país.

Moderador(a)

Ivo Bucaresky
Mestrado em Administração Pública / Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Diretor executivo/Consultor senior, na Orplavi Consultoria Ltda. Diretor da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, de 2013 a 2016.

Palestrantes

Diogo Bugano
Médico oncologista clínico formado pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em clínica médica pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e de Oncologia pelo MD Anderson Cancer Center, no Texas. Atualmente, trabalha no Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Municipal da Vila Santa Catarina.

Wilson Folador
Sócio-proprietário da TechValue Consultoria em Saúde. Mais de 37 anos de experiência profissional como Farmacêutico Hospitalar, diretor/gerente de Economia da Saúde em indústrias farmacêuticas. Vice-presidente da ISPOR Capítulo Brasil e membro do Movimento TJCC.

Annemeri Livinalli
Farmacêutica especialista em Oncologia. Mestre em Ciências Farmacêuticas. Membro da Sociedade Internacional de Farmacêuticos em Oncologia e atualmente é diretora de Comunicação da SOBRAFO – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia.

João Carapinha
Ph.D em Direito e Políticas Públicas na Northeastern University em Boston e seu mestrado concentrou-se em Política Econômica e Finanças Públicas. Antes de fundar a Carapinha&Company, trabalhou na Northeastern University School of Pharmacy (Boston, EUA) em cursos de farmacoeconomia e métodos de pesquisa.

Pedro Bernardo
Possui experiência no ramo industrial. Foi gerente geral de regulação de mercado na ANVISA por 12 anos e secretário executivo substituto da CMED, por 11 anos. Atualmente, atua como diretor de acesso na Interfarma.

Organização

Abrale

16h35 – 18h20 | Sala: Ballroom 2

Qual a importância e o papel das leis, das empresas e da sociedade na prevenção e detecção precoce do câncer de mama? E no impacto da doença na vida das pacientes? O Instituto Avon convida a jornalista Ana Furtado e especialistas para debaterem sobre direitos e benefícios sociais de toda a jornada de um paciente, e inclusive falaremos sobre a recém aprovada Lei 13.767/18, que estimula os exames preventivos do câncer, além de outras leis e projetos de lei que afetam a forma como a doença é enfrentada.

Moderador(a)

Ana Furtado
Jornalista, apresentadora e atriz. Atuou em diversas produções da emissora e no momento apresenta o programa “É de casa”, exibido nas manhãs de sábado na TV Globo.

Palestrantes

Luciana Holtz
Psicóloga, psico-oncologista e especialista em bioética. Empreendedora social Fellow Ashoka. Fundadora e presidente do Instituto Oncoguia – ONG de apoio, informação e defesa dos direitos dos pacientes com câncer.

Silvia Cristina Amâncio Chagas
Deputada Federal, presidente estadual do PDT-RO, vice-líder do partido no Congresso Nacional. Primeira mulher negra eleita em Rondônia, foi pioneira na luta para a prevenção e tratamento de câncer na região central e no Estado de Rondônia. É jornalista, ex-paciente de câncer de mama e atualmente é coordenadora da Frente Parlamentar mista em Prol da Luta Contra o Câncer.

Karina Hollo
Editora de beleza há mais de 15 anos, trabalhou para os principais veículos, como L’Officiel, My Beauty, Marie Claire, Bazaar, Vogue, Glamour, Estadão Online, Claudia Online, E!, Elle, além de ter escrito livros na área de beleza e saúde. Há um ano, descobriu um nódulo na mama. Encarou o tratamento todo sem deixar de trabalhar um único dia.

Organização

16h35 – 18h20 | Sala: Teatro

O painel abordará o jeito Pequeno Príncipe de prestar assistência oncopediátrica, com destaque para investigação diagnóstica, demonstrando as inovações da Unidade de Diagnóstico Avançado e o risco de desenvolver cânceres associados aos erros inatos da imunidade. Ainda lançará o aplicativo “Gamomics Pequeno Príncipe” que ensina a utilização de técnicas moleculares.

Moderador(a)

Thelma Alves de Oliveira
Graduada em Educação Física e em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é assessora da direção e responde pela coordenação da área de projetos do Hospital Pequeno Príncipe.

Palestrantes

Flora Watanabe
É formada em Medicina pela PUC-PR desde 1974. Uma das primeiras oncologistas pediátricas do Brasil, atualmente faz parte da Comissão Científica da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia e também participa da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. No Hospital Pequeno Príncipe, é chefe do serviço de Oncologia e Hematologia.

Daisy Schwarz
Graduada em Farmácia Bioquímica e Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná, possui MBA em Gestão Executiva de Negócios. No Hospital Pequeno Príncipe é responsável pelo Centro de Diagnóstico Avançado.

Carolina Prando
Doutora em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas. É diretora de Medicina Translacional e coordena o grupo de pesquisa em Genética dos Erros Inatos da Imunidade do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e também atua como médica imunologista do Hospital Pequeno Príncipe.

Liana Alves de Oliveira
Doutora em Genética pela Universidade Federal do Paraná. Realizou pós-doutorado no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, onde é a atual coordenadora técnica.

Roberto Rosati
É pesquisador do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e coordenador do Centro de Genômica e Bioinformática, além de consultor científico do Centro de Diagnóstico Avançado Pequeno Príncipe. É graduado em Química e Tecnologia Farmacêuticas e doutor em Biotecnologias no Transplante de Medula Óssea Humana pela Universidade de Perúgia, na Itália.

Organização

16h35 – 18h20 | Sala: Galeria

O Coaching Oncológico é um programa de orientação e apoio comportamental voltado para pacientes após o diagnóstico do câncer, que oferece assistência humanizada e auxilia no reconhecimento de metas, recursos e estratégias para o autocuidado, adaptação ao tratamento e fortalecimento físico e emocional, visando a qualidade de vida durante o tratamento oncológico. No painel do Americas Oncologia vamos discutir os benefícios que essa prática pode trazer na continuidade das atividades diárias e gerenciamento de diversas áreas da vida e contar histórias reais de pacientes que passaram por esse processo.

Moderadora

Danielle Lopes Palermo
Psicóloga no setor de Oncologia do Hospital Paulistano, com especialização em Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Breve Psicodinâmica e Psicologia Clínica Winnicottiana. Membro da Diretoria Estadual de São Paulo da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO).

Palestrantes

Ricardo Lima
Coach de pacientes oncológicos do Hospital Paulistano e Extensão em Resiliência Psicológica pela Harvard University.

Raphael Brandão
Oncologista clínico do Americas Centro de Oncologia Integrado, atuante nos hospitais Paulistano e Samaritano, e chefe de Oncologia do Americas Serviços Médicos.

Mariana Monteiro
Oncologista clínica do Americas Centro de Oncologia Integrado – Americas Serviços Médicos, atuante em São Paulo.

Murielle Brito
Master coach de pacientes oncológicos no Hospital Samaritano Higienópolis. Formação em Science of Coaching Psychology, em Harvard, e especialização em Coaching Criacional em Saúde.

Eloisa Oliveira
Nutricionista Clínico Pleno Ambulatorial do Hospital Samaritano de São Paulo, especializada em Nutrição Clínica pela GANEP Educação e pós-graduada em Oncologia pelo Instituto Israelita de Ensino de Pesquisa Albert Einstein.

Organização

18h20 – 19h

Networking na área dos stands

18h20 – 19h

Networking na área dos stands

Back To Top