skip to Main Content

3 SALAS SIMULTÂNEAS

16h – 17h20

3 SALAS SIMULTÂNEAS

Painel
Simpósio Multidisciplinar

16h – 17h20

A função de uma Sociedade Médica vai além de orientar seus associados quanto às boas práticas de suas relações profissionais. Os tempos modernos exigem respostas ágeis e inovadoras. A pandemia mudou a saúde no Brasil. O trabalho em equipe é o principal caminho para criar uma sociedade melhor para todos. Pensando neste cenário, os líderes das sociedades médicas irão apresentar suas expectativas para o futuro da Oncologia no Brasil. Não perca este painel!

Moderador

Nilva Bortoleto
Farmacêutica Bioquímica, formada pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente atua como consultora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Palestrantes

Arthur Accioly
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1995) e residência médica pelo Instituto Nacional do Câncer (2001). MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e Diretor de Radioterapia do Grupo Oncoclínicas.

Clarissa Mathias
Doutora em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, possui MBA em Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. É a atual presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Rodrigo Nascimento Pinheiro
Cirurgião Oncológico formado pelo Instituto Nacional do Câncer-INCA, Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Atua como Diretor Nacional de Defesa Profissional  da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Organização

16h – 17h20

Para aumentar as chances de cura ou controlar o câncer, o paciente busca um diagnóstico precoce/correto e um tratamento de qualidade. Mas o que significa qualidade do ponto de vista dos sistemas público e privado e instituições de saúde? Quais são os principais desafios do Brasil para alcançar um sistema de qualidade? Neste painel, vamos discutir todos estes pontos além de  demonstrar, a partir do City Cancer Challenge em Porto Alegre, como atores locais podem se organizar e colaborar para buscar um melhor cenário na qualidade da oncologia, acessível e centrado no paciente.

Moderador

Maira Caleffi
Médica mastologista, presidente voluntária da FEMAMA, líder do Comitê Executivo do City Cancer Challenge Porto Alegre e chefe do serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento.

Palestrantes

Emílio Assis
Médico patologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

Daniela Rosa
Oncologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Rafaela K. Dal Molin
Coordenadora do Plano de Atividades City Cancer Challenge.

Organização

16h – 17h20

Navegação de paciente: modelos de protocolos, fluxos que os Hospitais tiveram que se adequar por conta da pandemia de Covid-19.

Moderador

Lidiane Soares

Palestrantes

Camila Forni Antunes

Julia Ruiz

Tânia Waisbeck

Organização

Abrale

17h20 – 17h30

Networking na área dos expositores virtuais

17h20 – 17h30

Networking na área dos expositores virtuais

3 SALAS SIMULTÂNEAS

17h30 – 18h50

3 SALAS SIMULTÂNEAS

Painel
Simpósio Multidisciplinar

17h30 – 18h50

Pesquisa Clínica, ensaio clínico ou estudo clínico são os termos utilizados para denominar um processo de investigação científica envolvendo seres humanos. Embora não faça parte do dia a dia dos milhões de brasileiros, esta é uma prática de extrema importância. Em meio à pandemia da COVID-19, temos acompanhado isso de perto, com a busca por uma vacina contra o coronavírus. Mas, e para o câncer, como andam os processos?

Moderador

Thais Itaqui
Jornalista da Globo News.

Palestrantes

Bishal Gyawali
Professor assistente no Departamento de Ciências de Saúde Pública e cientista da Divisão de Tratamento e Epidemiologia do Câncer, no Canadá.

Jorge Venâncio
Médico coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Conep).

Fábio Franke
Presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, médico coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia Clínica (CACON) do Hospital de Caridade de Ijuí (RS) e investigador principal do Centro de Pesquisa Clínica da instituição.

Marcelo Morales
Secretário de Estado de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil; Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Presidente da União Internacional para Biofísica Pura e Aplicada (IUPAB).

Organização

17h30 – 18h50

Promover a saúde é estimular e conscientizar as pessoas a adotar um estilo de vida saudável. Diante da escassez de recursos, os responsáveis pela tomada de decisões devem determinar a melhor forma de investir no futuro do seu país. Neste painel, além de mostrar como o investimento em prevenção pode salvar os brasileiros e os cofres públicos, os especialistas debaterão melhores políticas e estratégias para assegurar os programas de promoção em saúde.

Moderador

Iuri Pitta
Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atualmente é analista de política na CNN Brasil.

Palestrantes

Olivia Lucena de Medeiros
Coordenadora Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo (CGCTAB/SAPS), do Ministério da Saúde. É servidora da carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais desde 2013, tendo atuado como assessora técnica do Departamento de Saúde da Família e nas Coordenações de Gestão da Atenção Básica, Acompanhamento e Avaliação e Alimentação e Nutrição.

Ana Paula Cavalcante
Médica psiquiatra, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (GEEIQ/DIDES/ANS).

Katia Audia Curi
Coordenadora de Indução da Qualidade Setorial/COIME/GEEIQ/DIDES/ANS da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Atua como servidora da ANS desde sua criação. Possui experiência em Psiquiatria e atuou no Hospital Phillipe Pinel, com atendimento a adultos e a crianças e adolescentes no Núcleo de Atendimento à Criança Autista e Psicótica – NAICAP.

Paula Johns
Diretora Geral da ACT Promoção da Saúde. Socióloga e mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Compõe também, o Comitê Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Organização

17h30 – 18h50

Palestrantes

Regina Chamon
Tema: Efeitos das terapias integrativas no sistema imune.

Marcella Tardeli E. A. Santana
Tema: Benefícios da aromaterapia em oncologia.

Alexandre Castelo Branco
Tema: MTC em oncologia: auriculoterapia.

Organização

Abrale

18h50 – 19h

Networking na área dos expositores virtuais

18h50 – 19h

Networking na área dos expositores virtuais

4 SALAS SIMULTÂNEAS

19h – 20h20

4 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

19h – 20h20

Moderador(a)

André Biernath
Repórter da Veja Saúde (Editora Abril)

Palestrantes

Luiz Vicente Rizzo
Médico diretor superintendente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Professor titular da Universidade de São Paulo (2005-2010). Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia 2000-2001. Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia 2006-2007. Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Vera Bifulgo
Psicóloga clínica, psico-oncologista, integrante da Equipe de Cuidados Paliativos do ICAVC – Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho.

Cesar Filho
Graduado em Biologia com ênfase em Biotecnologia. Hoje seu caminho é guiado por uma missão: ajudar os pacientes de câncer a viverem mais e com maior qualidade de vida a um menor custo, para alcançar esse sonho fundou a startup wecancer.

Organização

19h – 20h20

Neste painel, nosso principal objetivo é discutir o cenário brasileiro em relação às melhores formas para financiar tratamentos oncológicos e garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde. A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados concluiu os trabalhos do Grupo de Trabalho destinado a discutir a Tabela SUS e apresentou propostas para mudar a realidade do país. Venha saber mais sobre este tema!

Moderador(a)

Martha Oliveira
Doutora em Envelhecimento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Diretora Executiva na Designing Saúde.

Palestrantes

Luiz Antonio Santini
Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em cirurgia torácica. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Foi Diretor Geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA) durante 10 anos. Atualmente é pesquisador do CEE Fiocruz – Centro de Estudos Estratégicos.

Luiz Antonio Teixeira Júnior
Deputado Federal, em exercício até 2023, na Câmara dos Deputados. Participa da Frente Parlamentar da Medicina. É titular na Subcomissão de Doenças Raras e da Comissão de Seguridade Social e Família. É médico ortopedista, especialista em Traumatologia Esporte, com MBA Executivo em Saúde pela Coppead – UFRJ.

André Cezar Médici
Economista sênior em Saúde do Banco Mundial, em Washington, EUA. Graduado em Administração na Fundação Getulio Vargas (FGV), com mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado em História Econômica na Universidade de São Paulo (USP) e cursos de especialização em seguridade social na Universidade de Harvard.

Ana Maria Malik
Médica, com Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo. professora Titular e Coordenadora do GVsaude da Fundação Getulio Vargas – SP.

Organização

19h – 20h20

O objetivo deste painel conjunto entre o A.C.Camargo Cancer Center e Hospital Mãe de Deus é para falar sobre a parceria entre as Instituições e o que ambas estão fazendo em conjunto para oferecer um melhor cuidado ao paciente em tratamento oncológico. Serão abordados temas como Tecnologia, Novos produtos, Telemedicina e Inovação.

Moderador(a)

Luciana Holtz
Psico-oncologista, especialista em Bioética, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia.

Palestrantes

Marcos Cunha
Superintendente executivo de negócios do A.C.Camargo Cancer Center

Carlos Sacomani
Médico urologista no A.C.Camargo Cancer Center, assessor médico de Tecnologia da Informação (TI), especializado em Cirurgia Robótica, Disfunção Miccional e Uro-Oncologia.

Leonardo Morelli
Diretor do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus.

Alan Azambuja
Gestor do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus.

Organização

19h – 20h20

Palestrantes

Ana Luísa Baccarin
Microbiota: onde estamos e para onde vamos?

Bruna Moraes
Atualizações Nutricionais em Microbioma e Oncologia.

Ana Laura Rodrigues Bordinhão
Tema: Microbiota e pré e probióticos: qual a recomendações para pacientes imunodeprimidos

Juliana Nabarrete
Tema: Nutrição e COVID19 – estratégias de cuidado no paciente oncológico

Organização

Abrale
Back To Top