skip to Main Content

16h – 17h20

A pandemia está mudando a gestão da Saúde no mundo. Estamos enfrentando, possivelmente, a maior emergência sanitária já vista pelo homem. Para responder a este problema, estão ocorrendo mudanças drásticas nos governos, hospitais e unidades de saúde. O mundo busca por respostas urgentes e eficientes diante das novas demandas. Ainda neste cenário preocupante, mais da metade dos tratamentos de câncer em curso no Brasil sofreu alterações. Neste painel, nossos convidados irão compartilhar experiências e aprendizados adquiridos neste período.

Moderador

Rodrigo Bocardi
Apresentador do Bom Dia São Paulo (Rede Globo)

Palestrantes

Merula Steagall - Speaker

Merula Steagall
Presidente da Abrale e idealizadora do Movimento TJCC.

Henrique Prata
Presidente do Hospital de Amor

Andre Ilbawi

Doutor em Oncologia, oficial técnino de Controle do Câncer do Departamento de Doenças Não Transmissíveis e da Divisão de Cobertura Universal de Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Phillip Scheinberg
Formado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), é especialista em Hematologia. Escreveu mais de 70 artigos científicos, mais de 100 capítulos de livros e 2 livros publicados no Brasil e no mundo. É chefe da Hematologia Clínica do Centro de Oncologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo e “Fellow” do American College of Physicians.

17h20 – 17h30

Networking na área dos expositores virtuais

17h20 – 17h30

Networking na área dos expositores virtuais

3 SALAS SIMULTÂNEAS

17h30 – 18h50

3 SALAS SIMULTÂNEAS

Painel
Simpósio Multidisciplinar

17h30 – 18h50

O painel se propõe a discutir como a pandemia afeta e é afetada pelos fatores de risco para o câncer, como o tabagismo, uso de álcool, inatividade física e má alimentação, assim como o papel das indústrias que promovem e comercializam produtos nocivos à saúde.

Moderador

João Peres
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, co-fundador do site O Joio e o Trigo

Palestrantes

Vera Luiza da Costa e Silva
Médica formada pela USP, com doutorado em Ciências da Saúde pela Fiocruz. Consultora OMS e ex-chefe do Secretariado da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco/OMS)

Ilana Pinsky
Psicóloga formada pela USP, doutora em Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutora pelo Robert Wood Johnson Medical School – EUA

Ricardo Brandão de Oliveira
Professor de Educação Física,  coordenador do Laboratório de vida Ativa e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ)

Ana Paula Bortoletto
Graduada em Nutrição e doutoraem Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde – NUPENS/USP e coordenadora do Programa de Alimentação Saudável no Idec

Organização

17h30 – 18h50

Pesquisas recentes apontam que os tratamentos oncológicos foram gravemente afetados desde o início da pandemia da COVID-19 no Brasil. Cerca de 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer. Outros milhares de pacientes, já com o tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos. Estima-se que em abril de 2020, cerca de 70% das cirurgias de câncer foram adiadas. O cenário exige cuidado, planejamento e atenção. Neste painel, os especialistas apresentarão os principais desafios e estratégias, para assegurar acesso seguro e oportuno aos pacientes oncológicos.

Moderador

Mara Rossival Fernandes
Atualmente é Diretora de Ações Estratégicas e Projetos no HCL – Hospital do Câncer de Londrina. Formou-se em Direito e há mais de 40 anos atua na área do câncer, gerenciando projetos e direcionando ações do HCL. Vice-presidente da ABIFICC – Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer).

Palestrantes

Clarissa Mathias
Doutora em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, possui MBA em Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. É a atual presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Cary Adams
Formado em Economia, Computação e Estatística pela University of Bath, Reino Unido, e possui mestrado em Administração de Empresas. Atualmente é Diretor Executivo, Union for International Cancer Control (UICC).

Claudiosvam Martins Alves de Sousa
Mestre em Farmacologia Clínica, especialista em Regulação de Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e coordenador substituto de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos.

Ana Cristina Pinho Mendes Pereira
Diretora-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui residência médica em Anestesiologia pelo INCA e especialização em Anestesiologia pela Associação Médica Brasileira.

Organização

17h30 – 18h50

Palestrantes

Jeferson George Ferreira
Tema: Experiência de Covid no paciente oncológico.

Mario Chueire de Andrade Junior
Tema: Intervenção da Fisioterapia na Oncogeriatria: sarcopenia.

Organização

Abrale

18h50 – 19h

Networking na área dos expositores virtuais

18h50 – 19h

Networking na área dos expositores virtuais

3 SALAS SIMULTÂNEAS

19h – 20h20

3 SALAS SIMULTÂNEAS

Palestra Satélite
Painel
Simpósio Multidisciplinar

19h – 20h20

A Definir

Moderador(a)

Natália Cuminale
Jornalista, diretora de conteúdo e CEO na Futuro da Saúde.

Palestrantes

Dra. Camita Abdo
Psiquiatra, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Presidente da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual. Membro da Comissão de Sexologia da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Membro do Consultation of International Society for Sexual Medicine.

Dra. Theodora Karnakis
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialização em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Santa Casa de São Paulo. Especialização em Geriatria pela Faculdade de Medicina da USP. Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo. Especialização em Oncogeriatria pela Universidade católica de Trevisso-Itália. Pós-graduação em Cuidados paliativos pelo Curso Palliun/Universidade de Oxford. Pós-graduação em Dor pela Instituto de ensino-HIAE/São Paulo.

Organização

19h – 20h20

São diversos os desafios enfrentados para a melhoria da Atenção Oncológica no Brasil. Nos últimos anos, entre os principais problemas, enfrentamos a falta de medicamentos fundamentais, o aumento acelerado de casos de câncer em mulheres e a burocracia para pesquisas clínicas no país. Somados a estas barreiras, nos deparamos com a escassez de recursos financeiros e pouca comunicação sobre o câncer nas grandes mídias. Neste painel, os líderes dos Grupos de Trabalho do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer apresentarão as principais iniciativas para responder as estas necessidades.

Moderador(a)

Nilva Bortoleto
Farmacêutica Bioquímica, formada pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente atua como consultora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Palestrantes

Wilson Follador
Doutor em Farmácia, mestre em Farmacologia e farmacêutico pela USP/SP. Coordenador do GT Acesso e Tratamento do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Alice Francisco
Mastologista e ginecologista, com especialização em imagem da mama e aconselhamento genético no câncer hereditário. Diretora da Maple Tree Cancer Alliance Brasil, organização referência em exercício oncológico nos Estados Unidos, em sua primeira filial internacional. Coordenadora do GT de Câncer Feminino do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Simone Simon
Gerente executiva de marketing e CRM, do Grupo Oncoclínicas. Possui mais de 17 anos de experiência como gestora de comunicação, marketing e vendas na área de saúde, médica e hospitalar. Coordenadora do GT de Comunicação do Movimento TJCC.

Denise Martins
Farmacêutica-bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Administração e Marketing. Atualmente é gerente de comunicação e Marketing, Ensino e Pesquisa na Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – Abrale.

Sonia Mansoldo Dainesi
Médica com Doutorado em Medicina Preventiva. Atualmente trabalha, na ReceptaBio. Membro do Conselho da Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica, tendo sido Presidente da Sociedade em 2004-2005.

Organização

19h – 20h20

Palestrantes

Bianca Manzoli
Tema: WorkShop de Nutrição & Câncer – Atuação do comitê de nutrição da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia

Jessica Reis
Tema: Da prevenção primária ao acompanhamento dos sobreviventes: qual o papel da nutrição?

Ana Laura Rodrigues Bordinhão
Tema: Qual o papel da nutrigenética na prevenção e no tratamento de sobreviventes do câncer?

Graziela Ravacci
Tema: Impactos do tratamento oncológico: manejo da obesidade

Patricia Arraes
Tema: Alimentação pós tratamento: previne uma recidiva ou um novo câncer?

Felipe Ades
Tema: Nutrição e mídia – como lidar com as fake news e dietas milagrosas divulgadas nas redes sociais

 

Organização

Abrale
Back To Top